ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA

ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA

Autores

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Ana Gleica Meggiolaro

Resumo

O profissional que atua em Psicologia Hospitalar aborda vários aspectos que tem relação com a situação que o paciente está vivenciando, para que seja proporcionada a minimização do sofrimento e das angústias decorrentes, além de orientar e esclarecer as condições médicas, tratamentos, procedimentos que realiza ou irá efetuar, tornando mais acessível para o paciente.  O estágio curricular supervisionado do curso de Psicologia objetivou possibilitar ao acadêmico: auxiliar, observar, colaborar e realizar atividades de intervenção psicológica, de acordo com as necessidades do contexto hospitalar. Neste aspecto, foi realizado o acompanhamento psicológico dos pacientes internados nas enfermarias e UTI`s, proporcionando aos pacientes a possibilidade de expressarem seus sentimentos e pensamentos em relação a situação que estão vivenciando, visando minimizar o sofrimento, a ansiedade e preocupações originados com os tratamentos, doenças ou acontecimentos através de intervenção psicológica. Também foram realizados: avaliação do estado emocional do paciente; esclarecimento de dúvidas quanto ao diagnóstico e hospitalização; preparação para cirurgia; garantia de adesão ao tratamento; auxílio na adaptação à condição de vida imposta pela doença; apoio no enfrentamento de situações de luto e morte; e atuação com equipe multidisciplinar. Compreende-se que a Psicologia hospitalar se apresenta como essencial, pois além de importante no auxílio do processo de internação, auxilia em possíveis sequelas emocionais decorrentes, o que possibilita a humanização das relações entre paciente e equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

23-08-2019

Como Citar

Schlösser, A., & Meggiolaro, A. G. (2019). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e21688. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21688

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>