O ESPORTE COMO PROPOSTA TERAPÊUTICA NA SAÚDE MENTAL:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL (CAPS I)

Autores

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Marcos Antonio Voidaleski Junior

Resumo

O presente projeto objetiva apresentar o relato da experiência de Estágio Curricular Supervisionado, no Centro de Assistência Psicossocial (CAPSI), voltada a prática de atividade física como fator protetivo em saúde mental. Metodologicamente, atividade foi elencada em cinco etapas: Acolhimento do grupo, alongamento corporal, explanação das regras do jogo, formação dos times, e posteriormente compartilhamento das atividades no lanche. A atividade acontece todas às segundas feiras, no período vespertino, das 14 horas às 16 horas no Ginásio Poliesportivo da cidade de Videira-SC, contando com a participação dos usuários, profissionais da equipe de saúde do CAPS I e estagiários de psicologia. Tem-se verificado que a prática do esporte proporcionou aos usuários melhoras significativas nos aspectos sociais, psicológicos e motores, promovendo melhoras em sua qualidade de vida. Também, foi possível constatar o impacto da psicologia do esporte na melhoria das condições de pessoas que sofrem com os transtornos mentais, uma vez que os psicólogos do esporte e do exercício, em conjunto com educadores físicos, procuram entender e ajudar os praticantes a alcançar o máximo de participação e desempenho, satisfação pessoal no desenvolvimento das atividades. Sendo assim, devem ser elencados como figuras imprescindíveis na proposta terapêutica, visando desenvolver relacionamentos interpessoais saudáveis, mudança comportamental e a qualidade da reinserção social dos indivíduos, fomentando a cidadania e participação social.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

22-08-2019

Como Citar

Schlösser, A., & Voidaleski Junior, M. A. (2019). O ESPORTE COMO PROPOSTA TERAPÊUTICA NA SAÚDE MENTAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL (CAPS I). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e21683. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21683

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>