REVITALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA EM VIDEIRA - SC

Autores

  • Eduarda Joana Ribeiro
  • Juliana Aparecida Biasi Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UTFPR.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Videira, UNOESC. https://orcid.org/0000-0002-1543-9919

Resumo

A pesquisa anteprojeto da Revitalização da Biblioteca Euclides da cunha tem como principal objetivo a propagação do conhecimento, novas vivencias culturais, promovendo o conforto, bem-estar e segurança para visitantes,funcionários e turistas. Para a realização do estudo primeiramente utilizou-se o método qualitativo, através de coletas de dados, entrevistas, estudo de campo e estudo de caso, após utilizou-se o método exploratório com levantamentos bibliográficos, documentos e por fim o método quantitativo, através de formulário. Para melhor entendimento do tema buscou-se no referencial teórico os principais assuntos pertinentes ao projeto, desde o conceito de biblioteca, sua origem, sua trajetória evolutiva, os tipos de bibliotecas existentes, história da biblioteca de Videira, o significado de revitalização e as leis. Foram pesquisados e elaborados estudos de caso (nacional e internacional), para melhor entendimento de fluxos, materiais, localização, diagnosticando pontos positivos e negativos. Foram realizadas pesquisas em campo para melhor entendimento do edifício e seu funcionamento, com fotos da edificação (internas e externas), estudos sobre o município, analise do usuário, a área de intervenção e a edificação, a realização do organograma, de um novo fluxograma e programa de necessidades. Pode-se concluir que através dos tópicos de objetivo geral e específico fora alcançado, a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha é uma edificação existente que apresenta grandes potencialidades e permite alterações para que possa atender as necessidades da população com qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Biasi, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UTFPR.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Videira, UNOESC.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

Ribeiro, E. J., & Biasi, J. A. (2019). REVITALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA EM VIDEIRA - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e21592. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21592

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>