ESPOROTRICOSE EM FELINO - RELATO DE CASO

Autores

  • Andrea de Oliveira Pinto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Anne Juliê Rodrigues Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Conrado de Oliveira Gamba Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A esporotricose trata-se de uma micose subcutânea provocada pelo fungo Sporothrix shenkii, acomete uma variedade de animais onde os felinos são os mais frequentes, pode ser transmitida para o homem através do contato direto com o animal doente.  A maior incidência se dá em gatos machos não castrados e com livre acesso à rua, onde através de brigas com outros gatos acabam inoculando o fungo.

Um felino, macho, sem raça definida, 6 meses de idade, adotado de um abrigo com aglomeração de animais, mantidos em local precário de sanidade, apresentava áreas de alopecia generalizada, desnutrição e apatia. Foi tratado com banhos de cetoconazol e pomada antifúngica. Próximo dos seus 8 meses de idade a proprietária observou que o animal apresentava um moderado aumento de volume da cavidade nasal e espirros mais frequentes. Após realização do exame de citologia na cavidade nasal através do método de punção aspirativa por agulha fina - PAFF, foi confirmado a presença de Sporothrix shenkii. A maior dificuldade de reverter quadros clínicos de S. shenkii é obter um diagnóstico precoce, devido ao fato de apresentar lesões similares a piodermatites, criptococose e também carcinoma epidermóide, mas assim que confirmado a presença do fungo deve -se intervir imediatamente com tratamento antifúngico regular e prolongado, e por se tratar de gatos há uma dificuldade de administração de medicamentos, o que pode contribuir na baixa cura clínica de esporotricose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Pinto, A. de O., Rodrigues, A. J., & Gamba, C. de O. (2018). ESPOROTRICOSE EM FELINO - RELATO DE CASO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18793

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>