ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM AVICULTURA DE CORTE: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO OESTE CATARINENSE

Autores

  • CRISTIANE SCANAGATTA UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • PRICILA MULLER UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • GILVANE SCHEREN UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • NARCISO YORK OLIVEIRA UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Resumo

O presente trabalho trata sobre a análise de investimento em avicultura de corte em uma propriedade familiar no município de Xanxerê. O problema foi elaborado, com o intuito de buscar os resultados de retorno do investimento e a viabilidade financeira. O trabalho consiste em um estudo de caso, de caráter descritivo e possui abordagem quantitativa. A delimitação da pesquisa envolveu em um aviário modelo Dark House, em uma empresa familiar rural, localizada em Xanxerê, SC. Por meio dos resultados obtidos após a elaboração de planilhas com as projeções de custos e despesas, fluxo de caixa e resultados por um período de 20 anos com duas análises diferentes, a primeira com recursos próprios e a segunda com busca de recursos de terceiros pode-se verificar a viabilidade da implantação do investimento. A primeira opção é a mais rentável e o seu retorno econômico financeiro é o mais rápido, demonstrando um Payback (PB) simples de 9,8 anos e uma Taxa de Rentabilidade (TR) de 47,41%, entretanto, na análise das opções de mercado e de investimentos de capital, observa-se que se o capital financeiro disponível for investido em Certificado de Depósito Bancário (CDB) e for feita a captação de financiamento para o projeto, em longo prazo é opção mais vantajosa com um PB simples de 15,8%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GILVANE SCHEREN, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2018), especialista em MBA em Finanças, Controladoria e Gestão Tributária pela Universidade Regional de Blumenau (2013), especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2017) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, contador da Prefeitura Municipal de Chapecó. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis nas áreas de controladoria, finanças e contabilidade governamental.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

SCANAGATTA, C., MULLER, P., SCHEREN, G., & OLIVEIRA, N. Y. (2018). ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM AVICULTURA DE CORTE: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18783

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>