AVALIAÇÃO DE EVENTOS SUPRA-ANUAIS NA TRANSIÇÃO FENOLÓGICA DE NECTANDRA LANCEOLATA NEES E NECATNDRA MEGAPOTAMICA (SPRENG.) MEZ. (LAURACEAE)

Autores

  • Jeferson Martins Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Elizabeth dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Katiane Paula Bagatini Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O conhecimento sobre os ciclos reprodutivos das espécies é crucial quando se objetiva a obtenção de sementes para a produção de mudas e utilização comercial. Neste sentido, estudos fenológicos buscam o entendimento sobre o processo de produção de estruturas reprodutivas e os fatores que à afetam. O presente estudo objetivou conhecer aspectos preliminares sobre a transição das fases fenológicos vegetativa para reprodutiva das espécies Nectandra lanceolata Nees e Nectandra megapotamica (Spreng.) Mez (Lauraceae), esclarecendo a dinâmica de produção de flores e frutos. A coleta dos dados ocorreu em três áreas do município de Joaçaba, SC, Brasil, de julho de 2013 a junho de 2018, de forma mensal quando em fase vegetativa e quinzenal quando em fase reprodutiva. Os dados obtidos foram relacionados com variáveis ambientais. A ocorrência de eventos reprodutivos foi de forma anual, sazonal e de duração intermediária, embora com variações na ocorrência e temporalidade em nível individual e entre as áreas. O ciclo reprodutivo de N. megapotamica durou de cinco a oito meses, enquanto o de N. lanceolata a duração foi de cinco meses e meio a seis meses.   Em ambas as espécies ocorreu diminuição na quantidade de estruturas entre uma fase reprodutiva e a subsequente. Não ocorreu correlação entre os fatores climáticos e as fenofases reprodutivas. A dispersão das datas de início das atividades reprodutivas não demonstrou padrão, ocorrendo maior ou menor aglomeração das datas em diferentes fases entre os ciclos, apresentando diferentes datas de início das fenofases entre os anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Martins, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ciências da Vida e Saúde

Elizabeth dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ciências da Vida e Saúde

Katiane Paula Bagatini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Ciências da Vida e Saúde

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Martins, J., Santos, E. dos, & Bagatini, K. P. (2018). AVALIAÇÃO DE EVENTOS SUPRA-ANUAIS NA TRANSIÇÃO FENOLÓGICA DE NECTANDRA LANCEOLATA NEES E NECATNDRA MEGAPOTAMICA (SPRENG.) MEZ. (LAURACEAE). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18773

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>