RELAÇÃO ESCOPO PRODUTO X ESCOPO PROJETO NO RESULTADO DOS PROJETOS

Autores

  • CARLA DE ALMEIDA MARTINS BASSO UNOESC - Unidade de Chapecó
  • Maycon Provensi
  • Simone Sehnem

Resumo

O processo de desenvolvimento de produto tem como objetivo auxiliar todo o desenrolar entre o levantamento do problema, coleta da expectativa do cliente, coleta de informações de mercado, coleta de expectativas da empresa executora, a entrega do produto, acompanhamento de seu desempenho, planejamento de descarte entre outros. O artigo estudou e relacionou as práticas sugeridas pelo PMI para gerenciamento de escopo do projeto, os processos de gerenciamento do escopo de projeto e do produto com foco em atender as necessidades e expectativas dos clientes. O sucesso do projeto está diretamente ligado ao atendimento de expectativas do cliente em relação ao produto ou serviço, e gerenciar as expectativas das partes interessadas,  é um processo contínuo de comunicação e interação, a fim de atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem, analisando o processo de documentação e evidenciando o que está incluso ao escopo do projeto, mas também o que não está incluso, além de suas possíveis alterações. Com o estudo, evidenciou-se que para um efetivo gerenciamento de escopo, a definição, compreensão, e o gerenciamento adequado dos requisitos, e de como o projeto irá seguir esses requisitos são fundamentais para o sucesso do projeto e consequentemente para o produto tornando-se essencial para o processo de desenvolvimento de produtos e serviços de diferentes áreas e aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARLA DE ALMEIDA MARTINS BASSO, UNOESC - Unidade de Chapecó

Profª Carla de Almeida Martins Basso - Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS - Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Sistemas de Informação pela UFRGS, Especialista em Gestão Estratégica em TI pela UNOESC/FIE e graduada em Engenharia Agronômica pela URCAMP Bagé/RS. Atua com Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial, Elaboração e Gerenciamento de Projetos a mais de 10 anos. Atualmente é professora convidada e tutora na FGV e FGV online e outras IES à nível de pós-graduação. Professora na UNOESC/Unidade de Chapecó/SC. Sócia-proprietária da empresa B4 Soluções em Gestão Empresarial, prestando serviços de assessoria, consultoria e capacitações executivas em Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos. Membro do PMI desde 2008 e atualmente Vice Presidente de Relacionamento Oeste PMI Chapter SC. Empresa nucleada ACIC - Associação Comercial e Industrial de Chapecó desde 2010 e atualmente Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Setoriais da ACIC, gestão 2014 -2015.

 

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

BASSO, C. D. A. M., Provensi, M., & Sehnem, S. (2018). RELAÇÃO ESCOPO PRODUTO X ESCOPO PROJETO NO RESULTADO DOS PROJETOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18701

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>