INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA ADEVOSC

Autores

  • CARLA DE ALMEIDA MARTINS BASSO UNOESC - Unidade de Chapecó
  • Gabriela Rosani Ferrari
  • Celso Paulo Costa
  • Carla Fabiana Cazella

Resumo

A presente pesquisa buscou conhecer as tecnologias utilizadas pelos usuários cegos de uma Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC) para acessar as redes sociais. Também, buscou-se conhecer quais as redes sociais mais acessíveis e mais utilizadas por eles, como também qual o intuito de seu uso. Além do mais, importou conhecer as dificuldades e entraves no acesso às redes sociais e o que poderia ser feito para melhorar o acesso de acordo com a opinião dos usuários da Associação. Desta forma, abordou-se um estudo sobre as principais causas da cegueira, estimativas brasileiras e globais sobre a cegueira, o que é a ADEVOSC, principais tecnologias assistivas para usuários cegos e um pouco sobre as redes sociais mais populares e utilizadas. Para realizar a pesquisa, foi criado um questionário como instrumento de pesquisa no google forms que foi posteriormente encaminhado para cada questionado por e-mail. Ao final, apresentou-se gráficos com os resultados da pesquisa.o estudo foi possivel conhcer um pouco mais sobre a realidade digital de cada um dos dez usuários questionados. Pode-se constatar que a maioria deles tem preferência pelas redes sociais whatsapp e facebook, utilizam o leitor de tela nvda com mais frequência e o navegador mais acessível é o mozilla firefox. Também pode-se entender melhor sobre as dificuldades e entraves no acesso às redes sociais como também a opinião de cada um sobre formas de melhoria que podem ser pensadas para deixar as redes sociais mais acessíveis ao público com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARLA DE ALMEIDA MARTINS BASSO, UNOESC - Unidade de Chapecó

Profª Carla de Almeida Martins Basso - Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS - Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Sistemas de Informação pela UFRGS, Especialista em Gestão Estratégica em TI pela UNOESC/FIE e graduada em Engenharia Agronômica pela URCAMP Bagé/RS. Atua com Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial, Elaboração e Gerenciamento de Projetos a mais de 10 anos. Atualmente é professora convidada e tutora na FGV e FGV online e outras IES à nível de pós-graduação. Professora na UNOESC/Unidade de Chapecó/SC. Sócia-proprietária da empresa B4 Soluções em Gestão Empresarial, prestando serviços de assessoria, consultoria e capacitações executivas em Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos. Membro do PMI desde 2008 e atualmente Vice Presidente de Relacionamento Oeste PMI Chapter SC. Empresa nucleada ACIC - Associação Comercial e Industrial de Chapecó desde 2010 e atualmente Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Setoriais da ACIC, gestão 2014 -2015.

 

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

BASSO, C. D. A. M., Ferrari, G. R., Costa, C. P., & Cazella, C. F. (2018). INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA ADEVOSC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18699

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>