AULA PRÁTICA DE MONTAGEM DE ESQUELETO DE BOVINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andrea de Oliveira Pinto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcelo Gastão Boff Jacomel Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jurema Antunes Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Isadora Gris Zortéa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daniele Aparecida Pegoraro Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Edelaine Telles de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ricardo Antônio Frizon Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tatiane Martins Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A aula prática constitui um importante recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem na disciplina de anatomia. Através da experimentação, o aluno é capaz de aliar a teoria à prática, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades, reforço e fixação dos conteúdos, além de despertar a curiosidade e maior interesse pelo conteúdo.

Durante o primeiro semestre de 2018, os acadêmicos da primeira fase do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Campos Novos participaram da atividade de Montagem de esqueletos de bovino. Os objetivos deste trabalho foram proporcionar maior conhecimento da anatomia,  aprendizado de trabalho coletivo, além da confecção de material anatômico para estudos de outros alunos do curso.  As atividades foram executadas no laboratório de anatomia, onde os alunos procederam com a preparação dos ossos, fervendo, lavando, secando e envernizando cada peça individualmente. Após esses procedimentos, os ossos foram separados conforme os segmentos anatômicos, com o auxílio de livros didáticos. A partir disso, foi iniciada a montagem das partes anatômicas: coluna vertebral, cabeça, costelas, esterno, membros torácicos e pélvicos, sendo utilizados os seguintes materiais: cola quente, massa de modelar, silicone, parafusos e lacres para a junção de cada seguimento do esqueleto  que, com o auxílio de um suporte, foram fixadas originando o esqueleto de bovino. Essa atividade possibilitou o conhecimento aplicado da anatomia, capacidade de organização e troca de experiências entre os integrantes dos grupos e constituiu produção de material didático para atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Pinto, A. de O., Jacomel, M. G. B., Almeida, J. A., Zortéa, I. G., Pegoraro, D. A., de Oliveira, E. T., Frizon, R. A., & Martins, T. (2018). AULA PRÁTICA DE MONTAGEM DE ESQUELETO DE BOVINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18671

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)