SUSTENTABILIDADE: REUTILIZAR PARA TRANSFORMAR

Autores

  • Dulcemari Vidi Silva unoesc
  • Leonice Eggers da Silveira
  • Alexandra Helena Tavares Gonçalves da Silva

Resumo

O presente resumo destaca o projeto de Sustentabilidade: reutilizar para transformar, desenvovido pela 5ªfase do curso de Licenciatura em Pedagogia, no componente de Estudos Teórico-Práticos da Matemática II. Apresenta como objetivo sensibilizar os alunos que o lixo acumulado em nossas residências, escolas e comunidade em geral precisam de coleta, reciclagem e destino correto. As pessoas precisam diminuir o ritmo de consumo de embalagens não reciclaveis, procurando reduzir, reutilizar e reciclar, até porque o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem prejudicar ou comprometer as gerações futuras. Primeiramente, fez-se a pesquisa bibliográfica e o escopo do projeto; na sequência, buscou-se relacionar e aprofundar conceitos estudados nas áreas do conhecimento, conforme prevê a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014). Aplicou-se o projeto com a própria turma de acadêmicos, utilizando-se de materiais recicláveis e não recicláveis, alguns trazidos pelas acadêmicas e outros coletados na própria instituição; fez-se a separação, pesagem e venda destes materiais, dando-lhes um destino correto, que foi convertido num fundo financeiro para a turma. Com este projeto, além da  sensibilização, as acadêmicas demonstraram, através do lúdico, a importância da coleta seletiva. Ter vontade, bom senso e fazer com que o lixo vá para o destino correto é fundamental; se cada um fizer a sua parte, será possivel amenizar os efeitos que o lixo coletado de qualquer forma, sem planejamento, causa à sociedade e ao planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulcemari Vidi Silva, unoesc

área de Ciências da Educação

Departamento Educação

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Silva, D. V., da Silveira, L. E., & da Silva, A. H. T. G. (2018). SUSTENTABILIDADE: REUTILIZAR PARA TRANSFORMAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18572

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)