A ARQUITETURA DOS SENTIDOS E O COMPORTAMENTO HUMANO

Autores

  • Vanessa Volkweis Savaris Unoesc SMOeste
  • Eduardo Cipriani SCHWENGBER Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jaqueline Taube Unoesc SMOeste

Resumo

O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância dos sentidos humanos no processo de transformação do espaço e da arquitetura. Se estabeleceram relações entre os sentidos, a memória, a temporalidade e a experiência humana. Por fim, foram destacados exemplos de como a arquitetura pode tornar-se uma expressão multissensorial para seus usuários. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado embasou-se em pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema abordado. A arquitetura atual, bem como sua evolução ao longo da história, foi condicionada por desejos humanos de modificar o meio onde se habita, se trabalha e se relaciona. A arquitetura, de forma inconsciente, é percebida pelos seus usuários através dos sentidos, e que estes estão, até hoje, condicionados de forma hierárquica. A hierarquia dos sentidos humanos, na qual a visão evidencia-se como a primeira e mais marcante percepção de um espaço pelo indivíduo, seguida pela audição, o tato, o olfato e o paladar. A predominância da visão em relação aos demais sentidos também pode ocasionar reações indesejadas, como a sensação de isolamento e alienação. Compreende-se que a arquitetura pode ser concebida, assim como outras formas de arte, de  modo  a  valorizar  diferentes sentidos humanos. Percebe-se que uma obra arquitetônica pode, ao mesmo tempo, estimular a visão através das formas concebidas; o tato, pelo uso de materiais; o olfato, pela adoção de fragrâncias aos espaços; e também, a audição, por meio de sons e melodias, ou até mesmo do barulho dos passos sob o piso, ou do atrito de objetos dispostos no ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Volkweis Savaris, Unoesc SMOeste

Pos Graduanda Arquitetura e Interiores: gerenciamento de projetos.

Eduardo Cipriani SCHWENGBER, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor cursos Design - Unoesc São Miguel do Oeste, Campus Aproximado de Pinhalzinho; e Arquitetura e Urbanismo - Campus Unoesc São Miguel e Campus Unoesc Chapecó.

Jaqueline Taube, Unoesc SMOeste

Coordenadora Pós Graduação em Arquitetura e Interiores: gerenciamento de projetos

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Savaris, V. V., SCHWENGBER, E. C., & Taube, J. (2018). A ARQUITETURA DOS SENTIDOS E O COMPORTAMENTO HUMANO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18550

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>