ARQUITETURA COMERCIAL: ESTÍMULO E CRESCIMENTO PARA EMPREENDIMENTOS DE VAREJO

Autores

  • Eduardo Cipriani SCHWENGBER Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Letícia de Cassia BÜRGIN Unoesc SMOeste
  • Jaqueline Taube Unoesc SMOeste

Resumo

Os espaços urbanos, sejam eles abertos ou fechados, influenciam o dia-dia das pessoas e são meios de interação e trocas. As experiências de vivência são ainda mais relevantes quando se fala de ambientes comercias, e a arquitetura se torna uma aliada no processo de planejamento desses espaços, pois além do cuidado com o conceito estético há a preocupação com a obtenção de resultados. Na referida pós-graduação, houve uma pesquisa realizada por meio de revisão teórica e, a partir dela, elaborado um artigo sobre o que é arquitetura comercial, como forma avaliativa do componente. Os estabelecimentos iniciam o contato com o cliente muito antes dele adentrar ao espaço físico, e isto acontece por meio do passeio, da fachada ou da vitrine. Um exemplo do que incomoda e desvaloriza um espaço comercial na borda da rua é o prolongamento da área de vendas para a calçada. Ao passo que o espaço externo atrai clientes e potencializa a marca, o ambiente interno precisa envolver e estar em sintonia com o cliente final. O profissional da arquitetura estará preocupado em desenvolver uma proposta que favoreça aspectos visuais, táteis, sonoros e olfativos, permitindo assim que o ambiente se torne uma referência em experiência de uso. Sendo assim, um espaço comercial bem elaborado, que receba o cliente de maneira confortável e que o permita viver uma experiência diferenciada, o motiva a comprar e a retornar ao estabelecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cipriani SCHWENGBER, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor cursos Design - Unoesc São Miguel do Oeste, Campus Aproximado de Pinhalzinho; e Arquitetura e Urbanismo - Campus Unoesc São Miguel e Campus Unoesc Chapecó.

Letícia de Cassia BÜRGIN, Unoesc SMOeste

Pós graduanda Arquitetura e Urbanismo.

Jaqueline Taube, Unoesc SMOeste

Coordenadora Pós Graduação em Arquitetura e Interiores: gerenciamento de projetos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

SCHWENGBER, E. C., BÜRGIN, L. de C., & Taube, J. (2018). ARQUITETURA COMERCIAL: ESTÍMULO E CRESCIMENTO PARA EMPREENDIMENTOS DE VAREJO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18549

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>