INFLUÊNCIAS DO PESO DA MOCHILA EM CRIANÇAS

Autores

  • Josiano Guilherme Puhle unoesc
  • Leoberto Ricardo Grigollo Unoesc

Resumo

Quando a mochila escolar é utilizada de maneira incoerente e com um peso desproporcional à massa do indivíduo, ela pode se tornar um grande problema. A infância é um período no qual os indivíduos estão em constante desenvolvimento de seu corpo, consequentemente um trauma pode desencadear problemas futuros ou acompanhar os mesmos pelo resto de suas vidas.  O objetivo deste trabalho é verificar o peso das mochilas e estabelecer relações com a saúde dentro da escola. O projeto foi aplicado em uma escola da rede pública de ensino, com crianças de terceiro e quarto ano, totalizando 34 alunos. A intervenção se constituiu de um diálogo sobre os problemas decorrentes do sobrepeso da mochila, posteriormente a pesagem das mesmas e a pesagem da massa dos alunos. Os resultados do teste foram expostos e realizou-se uma atividade prática lúdica, na qual os alunos foram desafiados a montar uma mochila utilizando somente materiais necessários além de realizar-se atividades para correção da postura. Dentro dos valores analisados observa-se que somente 28,57% das crianças carregam peso inadequado à sua estrutura corporal e utilizam a mesma de maneira incorreta, sem os ajustes necessários. Os alunos se mostraram muito satisfeitos em relação à intervenção e todos participaram de forma efetiva do processo, já que o tema escolhido foi algo que não está na rotina, despertando olhares e curiosidade. O estágio foi significativo para a formação acadêmica, pois expôs que a Educação Física vai além dos esportes e jogos tradicionais, comprovando a importância de conteúdos relativos à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiano Guilherme Puhle, unoesc

ACVS/ Educação Física

Leoberto Ricardo Grigollo, Unoesc

ACVS/ Educação Física

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Puhle, J. G., & Grigollo, L. R. (2018). INFLUÊNCIAS DO PESO DA MOCHILA EM CRIANÇAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18528

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>