CAQUEXIA: UMA RELAÇÃO COM PACIENTES ONCOLÓGICOS

Autores

  • Patrícia Massola
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Alguns tipos de câncer possuem uma resposta tecidual diferenciada pelos seus agentes promotores, gerando um processo progressivo e de alta agressividade biológica. A caquexia relacionada ao câncer é uma síndrome inflamatória crônica que resulta na diminuição da massa corpórea, depleção dos estoques de gordura, redução da massa muscular. Está acompanhada de anorexia, astenia, fadiga, perda de habilidades motoras e físicas e distúrbios metabólicos, contribuindo para diminuição da qualidade e expectativa de vida. Havendo diminuição das células adiposas nos pacientes oncológicos,  ocorre um desequilíbrio nas adipocinas, que são sinalizadoras/comunicantes do músculo esquelético, o córtex adrenal, o cérebro e o sistema nervoso simpático. As adipocinas participam do balanço energético, regulação do apetite, imunidade, angiogênese, sensibilidade à insulina e metabolismo dos lipídios.  Estratégias nutricionais com administração de suplementos enteral ou parenteral não revertem os sintomas causados pela grande perda de tecido adiposo no quadro da caquexia. No entanto, a terapia nutricional é indicada para melhorar a imunidade dos pacientes, restaurando suas reservas proteicas.  Para os profissionais da enfermagem,  conhecer os aspectos fisiológicos da caquexia oncológica permite uma maior assertividade no cuidado desses pacientes, pois requer um tratamento individualizado. As equipes multiprofissionais, atuando de forma interdisciplinar e com o apoio dos familiares, favorecem a recuperação dos pacientes, que requerem neste estágio afeto, estímulo espiritual e profissionalismo.

Palavras-chave: Caquexia. Adipocinas. Terapias Nutricionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Massola

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Enfermagem da Unoesc Campus de Xanxerê e professora nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Massola, P., & Battiston, F. G. (2018). CAQUEXIA: UMA RELAÇÃO COM PACIENTES ONCOLÓGICOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18370

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>