PROJETO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO RECURSO NA AVALIAÇÃO E REGISTRO DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL EM EDIFICAÇÕES PÚBLICAS

Autores

  • Rogeria Ramos UNOESC
  • Angela Zamboni Piovesan Unoesc

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a elaboração do projeto de um aplicativo móvel para auxiliar engenheiros e fiscais municipais ao realizar vistorias locais de acessibilidade em obras públicas, no que diz respeito a sanitários acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou que dependam de cadeira de rodas para locomover-se. A metodologia adotada permitiu estudar a Norma da ABNT NBR 9050:2015, especificar os requisitos com Histórias de Usuário, assim como projetar as respectivas interfaces para visualizar as funcionalidades solicitadas e a navegação entre as telas. Como resultado, obteve-se o protótipo de um aplicativo que reúne os elementos obrigatórios do ambiente estudado, tornando o processo de avaliação de acessibilidade mais ágil e garantindo a conferência de todos os itens exigidos por meio de check-list. Conclui-se que a adoção destas práticas antes da codificação, permite a compreensão aprofundada do contexto, a criação de um recurso capaz de coletar feedback antecipado do usuário, diminuindo a necessidade de correções tardias e aumentando a assertividade de produtos de software desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogeria Ramos, UNOESC

Área de Ciências Exatas e Tecnológicas

Curso Engenharia de Computação

Angela Zamboni Piovesan, Unoesc

Área de Ciências Exatas e Tecnológicas

Curso Engenharia Civil

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Ramos, R., & Piovesan, A. Z. (2018). PROJETO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO RECURSO NA AVALIAÇÃO E REGISTRO DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL EM EDIFICAÇÕES PÚBLICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18209

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>