AUDITORIA PROCESSOS DE FOLHA DE PAGAMENTO

Autores

  • LUCIMAR ANGELA FRIGERI UNOESC
  • Patricia Silva Unoesc
  • Soriane Gass Zanchett Unoesc
  • Vera Lucia Engel Unoesc

Resumo

A Auditoria é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento das organizações, por meio dela é possível à averiguação de documentos, evitando minimizando distorções, sejam na folha de pagamento ou mesmo no balanço social. A folha de pagamento deve estar sempre alinhada com as normas, regulamentos e legislação vigente, diminuindo o risco de futuras ações judiciais.

Para realização da auditoria da folha de pagamento, se faz necessária uma análise minuciosa dos documentos e cálculos, essa auditoria geralmente ocorre porque nas empresas devido a despesa de pessoal geralmente comprometer grande parte da receita líquida. Entre as falhas que podem ser encontradas, é a remuneração incompatível com a função desempenhada pelo funcionário. Essa falha quando encontrada em auditorias feitas em entes públicos a sua correção gera uma economia considerável, já que nesse setor além do pagamento de funcionários ativos devem-se controlar também as folhas de pagamentos de servidores inativos e pensionistas.  A auditoria não deve ser adotada apenas para situações de fatos passados, mas sim evitar possiveis situações de problemas futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCIMAR ANGELA FRIGERI, UNOESC

Ciências Contábeis

Patricia Silva, Unoesc

Ciências Contábeis

Soriane Gass Zanchett, Unoesc

Ciências Contábeis

Vera Lucia Engel, Unoesc

Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

FRIGERI, L. A., Silva, P., Zanchett, S. G., & Engel, V. L. (2018). AUDITORIA PROCESSOS DE FOLHA DE PAGAMENTO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18152

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>