REUTILIZAÇÃO DA BORRACHA DE PNEU NA ELABORAÇÃO DE ARGAMASSA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Douglas Vinicius Fernandes Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Crisleine Zottis Reis Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

O descarte incorreto de pneus apresenta, pelo menos, três grandes riscos à saúde: retenção de água, favorecendo a proliferação de insetos nocivos; possuem substâncias toxicas que, quando a degradação acontece, podem se infiltrar no solo e, consequentemente, no lençol freático, contaminando a água; e podem servir de combustível para incêndios duradouros, devido a sua composição. Uma das maneiras de amenizar o descarte excessivo de materiais que estão diretamente ligados à questão ambiental é a reutilização, que consiste no processo de reutilizar um material para uma nova ou mesma finalidade. Na presente pesquisa, pó de borracha de pneu será adicionada a argamassa, substituindo parte da massa de agregado miúdo da mistura, visando reduzir a quantidade deste resíduo no meio ambiente, por meio da sua incorporação na construção civil. O trabalho tem como principais objetivos: definir os porcentuais de adição da borracha de pneu na argamassa; comparar o desempenho da argamassa padrão com as argamassas com diferentes porcentagens de adição de resíduos, realizando-se testes tanto com a massa fresca quanto com a massa curada. Espera-se obter uma argamassa com propriedades mecânicas e físicas que garantam o desempenho no atendimento às especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que possa vir a ser utilizada na construção civil. É de fundamental importância estudos que visem a reciclagem e/ou reutilização de resíduos sólidos, visando a diminuição dos impactos ambientais causados por estes materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Vinicius Fernandes, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Acadêmico do curso de Engenharia Civil na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Crisleine Zottis Reis, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2008). Concluiu o mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC em 2012 e o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2016.  Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó, nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Administração.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Fernandes, D. V., & Reis, C. Z. (2018). REUTILIZAÇÃO DA BORRACHA DE PNEU NA ELABORAÇÃO DE ARGAMASSA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17863

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>