FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA...

Autores

Resumo

A formação na Área da Saúde não apresenta (via de regra) preocupações com a formação docente – uma vez que se tratam quase que exclusivamente de bacharelados. O objetivo desse trabalho é refletir acerca da formação para a docência universitária nessa área. Trata-se de um estudo bibliográfico. Parte-se da questão: onde e quando um profissional da saúde aprende a ser docente para atuar na universidade? A docência universitária requer formação profissional específica para seu exercício. Reconhecendo o caminho que temos pela frente, pondera-se: (a) os professores parecem se preocupar mais com o conhecimento específico de suas áreas de formação inicial do que com a docência universitária; (b) preocupações com aplicabilidade de ordem técnica e burocrática são prioritários (na sala de aula e no tocante a formação continuada); (c) as universidades vêm demonstrando dificuldades em enfrentar estes desafios por meio de políticas institucionais; (d) a ideia (senso comum) de que ensinar faz parte “natural” da capacidade humana de lidar com o outro, por vezes, embaça a capacidade do professor em reconhecer problemas da docência;  (e) dominar um saber técnico ou ter uma boa formação em pesquisa, são importantes, mas insuficientes para a docência universitária. Estudar a formação para a docência representa um desafio significativo, imerso em problemáticas a serem enfrentadas na contemporaneidade, especialmente em áreas como a da Saúde, onde esta discussão ainda não apresenta tradição.  * Artigo apresentado na íntegra no Anais do IV SIPASE http://www.pucrs.br/edipucrs/

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Elisa Grasel, Unoesc

Docente da Área das Ciências da Vida (Educação Física, Fisioterapia e Odontologia)

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Grasel, C. E., & Rezer, R. (2018). FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17727

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>