O INGRESSO E A EVASÃO NO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA DA EAD, NA UNOESC

Autores

Resumo

Os índices de evasão, verificado nos cursos a distância, sobretudo no curso no curso de Informática Licenciatura, ofertado na Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, motivou a realização desta pesquisa. O objetivo foi identificar os motivos que levam a escolha por esta modalidade e os fatores que contribuem para a evasão dos acadêmicos, neste curso. Neste sentido, foi estruturado um questionário e encaminhado para todos os acadêmicos com status de “desistente” e ou com “trancamento “ do curso, em questão. Os dados coletados foram organizados de forma a permitir um comparativo com o censo da EaD .BR (2013), realizado pela Associação Brasileira de Ensino à Distância, o qual apresenta o perfil dos acadêmicos atendidos pela educação a distância no país e a questão da evasão. Por meio desta pesquisa tornou-se possível identificar o perfil das pessoas que optam pela modalidade e curso, na Unoesc. Estas informações são importantes para a gestão da instituição, já que a partir delas, será possível planejar estratégias para a captação de novas matrículas, promover adequações e melhorias para a manutenção e retenção de acadêmicos, que contribuam no sentido de minimizar a evasão. A partir da análise dos dados coletados, foi possível constatar, que o fator tempo e o financeiro, são preponderantes na decisão para a evasão.

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Biografia do Autor

Rafael Pablo Massocato, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

ACET - Licenciatura em Informática

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Massocato, R. P. (2018). O INGRESSO E A EVASÃO NO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA DA EAD, NA UNOESC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17597

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa