ANÁLISE MORFOLÓGICA EM ATLETAS MASCULINOS DA CATEGORIA SUB 15 DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL

Autores

  • Eduarda Borsoi UNOESC
  • Marlon Santin UNOESC
  • Sabrina Chagas UNOESC
  • Paulo Pagliari UNOESC
  • Patrick Zawadzki UNOESC
  • Carlos Miguel Porto Almeida UNOESC
  • Danielle Ledur Antes UNOESC
  • Rafael Cunha Laux Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-2723-3130
  • Daniela Zanini UNOESC

Resumo

Para o sucesso na modalidade de Futebol é necessário um conjunto de fatores, como, habilidades motoras, capacidades físicas, genética, além das características morfofisiológicas adequadas. O objetivo deste estudo foi verificar a composição corporal de atletas da categoria sub 15 da Associação Chapecoense de Futebol (ACF) de Chapecó, SC. Participaram do estudo 30 atletas masculinos com idade média de 14,70±0,63 anos. As variáveis antropométricas analisadas foram massa corporal (kg), estatura (cm), dobras cutâneas (mm) tríceps e subescapular. Para calcular o percentual de gordura corporal (%GC), foi utilizada a equação de Slaughter (1988). As mensurações seguiram as padronizações da International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK). Para classificação do %GC foi utilizada a tabela de Lohmann (1987). As avaliações foram realizadas no laboratório de avaliação antropométrica (LABAAN) do Curso de Educação Física da UNOESC, Campus de Chapecó. Os atletas apresentaram uma média de massa corporal de 61,84±7,01 Kg, estatura de 171,74±6,87 cm, índice de massa corporal (IMC) de 21,01±1,86 Kg/m² e percentual de gordura corporal de 11,26±2,04%. Conclui-se que a equipe investigada encontra-se com resultados do percentual de gordura corporal como moderadamente alto para sua faixa etária e sexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Borsoi, UNOESC

Graduanda em Educação Física

Marlon Santin, UNOESC

Graduando em Educação Física

Sabrina Chagas, UNOESC

Graduanda em Educação Física

Paulo Pagliari, UNOESC

Coordenador do curso de Educação Física.

Patrick Zawadzki, UNOESC

Professor da Unoesc Chapecó

Carlos Miguel Porto Almeida, UNOESC

Professor do Curso de Educação Física

Danielle Ledur Antes, UNOESC

Professora do Curso de Educação Física

Rafael Cunha Laux, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (UFSM), Especialista em Personal Training (UNOESC). Professor do Curso de Educação Física da UNOESC Campus Chapecó.

Daniela Zanini, UNOESC

Professora do Curso de Educação Física

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Borsoi, E., Santin, M., Chagas, S., Pagliari, P., Zawadzki, P., Almeida, C. M. P., Antes, D. L., Laux, R. C., & Zanini, D. (2017). ANÁLISE MORFOLÓGICA EM ATLETAS MASCULINOS DA CATEGORIA SUB 15 DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14732

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>