TANGRAM: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNOESC.

Autores

  • Bruna Eliza De Dea Unoesc

Resumo

O tangram é um antigo jogo chinês que tem sido fonte de inspiração para muitas outras atividades, o qual consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Por não exigir habilidades diferenciadas dos participantes, o Tangram vem sendo utilizado como recurso didático para compreensão de diferentes conceitos no processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, o curso de Odontologia vem empregando esta ferramenta para trabalhar, de maneira ativa, a humanização no atendimento de pacientes com necessidades especiais. Para isto, os alunos são divididos em grupos, sendo simulado para cada equipe uma limitação de comunicação (fala, audição ou visão) ou uma diminuição de mobilidade, através do uso de cadeiras de rodas. Somente um dos alunos de cada grupo tem acesso à figura montada com o Tangram, tendo por objetivo repassar essa informação aos demais, respeitando a restrição inicialmente proposta. A simulação deste contexto limitante, no qual muitas vezes o paciente se encontra, permite que os acadêmicos percebam a necessidade de uma readequação de seus conceitos e de uma abordagem mais humanizada no atendimento odontológico. O uso do Tangram promove um aprendizado mais dinâmico e favorece um melhor entendimento dos conceitos propostos. Além disto, as situações problema criadas pelo jogo proporcionam novas estratégias e reflexões, fortalecendo o trabalho em equipe e promovendo o desenvolvimento pessoal dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

De Dea, B. E. (2017). TANGRAM: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNOESC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14700

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)