APRIMORAMENTO DOS VÍNCULOS INSTITUCIONAIS: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DE UMA IES

Autores

  • Maroni da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Silvio Santos Junior Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Num cenário em que as mudanças e disponibilidade de informação crescem de forma exponencial e globalizada, torna-se imprescindível que as Instituições de Ensino Superior (IES) permaneçam em contato com os egressos de seus cursos, seja para avaliar a efetividade do processo de ensino-aprendizagem ministrado, seja para oferecer a possibilidade de atualização, por meio de formação continuada. Desse modo, as IES devem atender às múltiplas facetas desse ambiente complexo, dentre as quais, um sistema de gestão de relacionamento com seus egressos. No sentido de contribuir para aprimorar estes vínculos, o objetivo deste artigo é identificar os fatores relevantes para o relacionamento duradouro entre uma IES e seus ex-alunos.  O estudo foi operacionalizado por meio de uma survey aplicada a 111 egressos dos cursos de engenharia de uma  IES localizada no estado de Santa Catarina, Brasil. Trata-se  de um estudo de corte transversal realizado em março de 2017, e classifica-se como pesquisa aplicada pois  pretende gerar conhecimentos para a gestão da Instituição.  Os resultados indicam que a criação de uma Associação de Egressos se constitui na principal estratégia para aprimorar os vínculos Egressos-IES. Também há indícios de que a informação, repassadas ao egressos, deva ser direcionada e tratada de forma profissionalizada, para ser útil e atrativa aos profissionais. O estudo aponta, ainda, evidências de que o relacionamento entre alunos e instituição, durante a graduação, é determinante no sentimento de pertença e, consequente, no prolongamento do vínculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maroni da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduando do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc.

Bolista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

Silvio Santos Junior, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), especialização em Administração Rural pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, (1992), mestrado em Administração pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), e doutorado em Agronegócios pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor da Unoesc. Tem experiência na área de Administração e Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional; cadeias agroindustrias; estratégia, gestão, e economia rural.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Silva, M. da, & Junior, S. S. (2017). APRIMORAMENTO DOS VÍNCULOS INSTITUCIONAIS: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DE UMA IES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14665

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)