ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E TEMPOS NAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS

Autores

  • Giovana Maria Di Domenico Silva Unoesc
  • Iana Patricia CARAMORI Unoesc

Resumo

O estudo desenvolvido via processo de estágio no Curso de Pedagogia abordou a temática a organização dos espaços e tempos nas situações de aprendizagens. Buscou-se esse tema objetivando compreender a organização dos espaços internos e externos das instituições num contexto histórico e discorrendo sobre todas as possibilidades de organização para um melhor desenvolvimento na aprendizagem do educando. Justifica-se o tema abordado por entender que a organização dos espaços e do tempo escolar fornece a criança possibilidades de enriquecimento, momentos agradáveis e motivador na aprendizagem. O trabalho foi realizado em instituições municipais e estaduais com alunos da educação infantil, ensino fundamental e no processo de gestão escolar. O estudo classifica-se como qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo teve como base o relato dos processos de estágio. Percebeu-se que a organização dos espaços e tempos fomentam a interação, enriquecendo as possibilidade de aprendizagem. Concluí-se que o professor deve considerar em seu planejamento a organização dos espaços e tempos, aliados à situações lúdicas, pois estes são elementos essenciais na efetivação do processo de aprendizagem. Destaca-se também a importância de considerar os espaços externos como locais de construção de situações de aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Di Domenico Silva, G. M., & CARAMORI, I. P. (2017). ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E TEMPOS NAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14606

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>