ISOSTRETCHING: UMA FERRAMENTA PARA CORREÇÃO POSTURAL DE ATLETAS DA GINÁSTICA RÍTMICA

Autores

Resumo

A ginástica rítmica é uma modalidade que envolve muitas características motoras, além de um elevado grau de flexibilidade e componente estético, tornando-a dependente de capacidades físicas e postura adequada para a realização correta dos movimentos requeridos pelo desporto. O objetivo do estudo foi aplicar dez sessões de isostretching para a correção postural em atletas de ginástica rítmica feminina da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó-SC (AGIRC). Participaram do estudo 17 atletas com idades entre 8 e 13 anos, que treinam por 3 horas, duas vezes na semana, no período vespertino e competem a nível estadual. A intervenção ocorreu na sala de dança da Unoesc Chapecó, fazendo uso de colchonetes e bolas de borracha, durante duas vezes por semana, com duração de 30 minutos cada sessão. As atletas foram submetidas à realização de exercícios que envolvem a manutenção da postura de alongamento durante uma expiração prolongada, realizando uma contração isométrica da musculatura vertebral profunda. Ao final da intervenção elas efetuaram um auto relato sobre os efeitos oriundos das dez sessões de isostretching. De acordo com o que foi relatado pelas atletas, a intervenção mostrou-se eficaz, corrigindo a postura durante o treinamento, colaborando com a diminuição de dores principalmente na região pélvica e cervical, aumentando a flexibilidade e concentração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Borsoi, UNOESC

Graduanda em Educação Física

Jucielly Carla Téo, UNOESC

Professora do Curso de Educação Física da Unoesc Chapecó.

Rafael Cunha Laux, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (UFSM), Especialista em Personal Training (UNOESC). Professor do Curso de Educação Física da UNOESC Campus Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Borsoi, E., Téo, J. C., & Laux, R. C. (2017). ISOSTRETCHING: UMA FERRAMENTA PARA CORREÇÃO POSTURAL DE ATLETAS DA GINÁSTICA RÍTMICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14495

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>