A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC NA QUALIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO REGIONAL

Autores

  • Édina Rodrigues Ruaro Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Deonilde Balduíno Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Os cursos de Licenciaturas em Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas sempre buscaram construir, na diversidade dos espaços e estratégias de trabalho, experiências que pudessem responder a muitos desafios. Assim, vem ofertando sistematicamente cursos, congressos, painéis, ciclos de estudos, semanas acadêmicas, todos voltados a formação continuada dos docentes da região. Destaque para o CONDEB – Congresso Regional de Docência e Educação Básica, O Ciclo de Estudos Temáticos em Educação e Seminário Regional em Educação Ambiental. A abordagem interdisciplinar proposta pelos eventos apontam para implementação de novos estudos sobre a oferta e a qualificação da educação básica na região, o que passa pelas questões atinentes à formação inicial e continuada dos professores para esse nível educacional. Todas as atividades passaram a integrar a agenda de eventos da Instituição, cujas edições são anuais ou bienais e contam com o envolvimento de órgãos educacionais da região dispostos a integrarem-se na organização e realização dos eventos. Importante destacar o financiamento dessas atividades pela FAPESC, CAPES e parceria com o Mestrado em Educação da UNOESC. A proposta da formação continuada na Unoesc, é buscar alternativas de formação que deem conta não apenas do atendimento às demandas do mercado, mas que também respondam à redefinição de rumos, sentidos e pressupostos políticos e pedagógicos capazes de construir uma Educação Básica de qualidade, o que passa por questões relativas ao ensino, promovendo, com isso, o desenvolvimento da região de atuação da Unoesc. Palavras-chave: Educação, Formação Continuada. Docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Édina Rodrigues Ruaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Coordenadora do Curso de Pedagogia da Unoesc Campus Xanxerê e professora nos cursos de Pedagogia, Direito, Zootecnia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração.

Deonilde Balduíno, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Coordenadora e professora do Curso de Educação Física da Unoesc Campus de Xanxerê

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Campus de Xanxerê e professora nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Ruaro, Édina R., Balduíno, D., & Battiston, F. G. (2017). A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC NA QUALIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO REGIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14485

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>