ARQUITETURA E AS POLÍTICAS HABITACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DO BAIRRO SANTA TEREZINHA NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ - SCARQUITETURA E AS POLÍTICAS HABITACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DO BAIRRO SANTA TEREZINHA NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ - SC

Autores

  • Jéssica BIASI Unoesc
  • Mirian Gubert Unoesc
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC
  • Luiz Gustavo Fernandes Julião Unoesc

Resumo

A habitação popular exerce um importante papel como estratégia de inclusão social, tendo em vista sua importância na vida do morador como referencial de proteção, de propriedade, do espaço privado, da liberdade e de condições de expressar sua cultura, crenças, anseios definindo o seu papel dentro da sociedade.  O objetivo da  pesquisa é analisar por meio do estudo de caso quais são as interferências causadas pela falta de arquitetura e propor soluções arquitetônicas que possam contribuir para melhoria da habitação popular no Bairro Santa Terezinha. Como resultados de pesquisa percebemos que o bairro vem evoluindo aos poucos em infraestrutura urbana, pois o poder público vem investindo em melhoria. Contudo, a arquitetura é deixada muitas vezes de lado, um projeto de intervenção para melhoria das casas existentes no local sendo uma solução imediata, além de melhorar a estética das moradias e do bairro ajudaria no bem estar social e valorizaria o bairro. Embora seja implantado a revitalização arquitetônica no local, devemos levar em conta que existem várias moradias irregulares, das quais o poder público já tentou realocar e não obteve sucesso. Para que isso aconteça podem ser feitas campanhas de conscientização sobre os malefícios de se morar em lugares irregulares proponto formas de realocar essas família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica BIASI, Unoesc

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê 

Mirian Gubert, Unoesc

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê 

Anderson Saccol Ferreira, UNOESC

Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2015) em andamento, pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas publicas, formado 2007 no curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC, professor, coordenador e membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC ? Xanxerê, experiência em arquitetura, planejamento urbano e construção com ênfase em criação e elaboração de projetos arquitetônicos e planejamento urbano.

Luiz Gustavo Fernandes Julião, Unoesc

Formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Ciência do Solo pelo Departamento de Ciência do Solo da UFLA e doutor em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando em duas linhas de pesquisa: Água e Solo. Tem experiência e atua nas seguintes áreas: Conservação de Solo e Água. Lecionei, no ano de 2014, no Centro Universitário de Guaxupé, MG (UNIFEG), no curso de Engenharia Civil, as disciplinas: Saneamento Básico, Hidráulica, Hidrologia e Geoprocessamento. No período de 2014 a 2016 fui professor do curso de Engenharia Civil na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) ministrando as disciplinas de Mecânica dos Solos 1 e 2, Saneamento Básico, Ciências do Ambiente, Hidrologia Aplicada, Projeto de Recursos Hídricos (Drenagem Urbana) e orientando alunos de TCC 1 e TCC2. Atualmente sou professor, no curso de Engenharia Civil, Arquitetura e Agronomia na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus de Xanxerê lecionando aulas de Mecânica dos Solos 1 e 2, Laboratório de Mecânica dos Solos, Hidrologia, Saneamento Básico 1 e 2, Geologia Ambiental e Hidráulica 1 e no campus de Chapecó as disciplinas de Mecânica dos Solos 1 e 2, Laboratório de Mecânica dos Solos, Geologia para Engenharia e Hidrologia.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

BIASI, J., Gubert, M., Ferreira, A. S., & Julião, L. G. F. (2017). ARQUITETURA E AS POLÍTICAS HABITACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DO BAIRRO SANTA TEREZINHA NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ - SCARQUITETURA E AS POLÍTICAS HABITACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DO BAIRRO SANTA TEREZINHA NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14341

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>