A INCIDÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL NA TEMPORADA 2016

Autores

  • André Luiz Mattiello Acadêmico de Educação Física, da Unoesc, de Chapecó
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

A evolução esportiva vem exigindo cada vez mais dos atletas de alto rendimento. Nesse contexto, o presente estudo possui como tema as lesões decorrentes da prática esportiva no futebol e, especificamente, delimita-se no estudo das lesões ocorridas nos atletas da Associação Chapecoense de Futebol na temporada 2016, especificamente entre os meses de janeiro a agosto do ano referido, com a ideia central de que as lesões no esporte prejudicam o desempenho dos atletas. São analisados aspectos determinantes quanto às lesões, partindo-se da hipótese que a lesão mais recorrente é a de posterior de coxa. São, ainda, analisadas as diversas situações de clima e temperatura ambiente em que ocorreram lesões; competição, local do campo e momento do jogo; posição do atleta lesionado, bem como local e lado do corpo em que se verificou a lesão; tipo, causa e diagnóstico inicial da lesão; tempo de recuperação do atleta e índices de reincidência. Utilizando-se o método hipotético-dedutivo, com base na pesquisa documental, o presente estudo identifica as lesões incidentes, suas causas e circunstâncias determinantes, para, a partir desse levantamento, identificar formas de prevenção de lesões. Embora não exista um consenso sobre qual é o melhor protocolo de avaliação, o índice de fadiga é um importante parâmetro a ser determinado. Com o visível avanço da medicina desportiva, há um maior conhecimento sobre a fisiologia do esforço, permitindo que se façam protocolos específicos para cada atleta, de acordo com suas características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Mattiello, Acadêmico de Educação Física, da Unoesc, de Chapecó

Acadêmico de Educação Física, da Unoesc, de Chapecó

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Mattiello, A. L., & Zawadzki, P. (2017). A INCIDÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL NA TEMPORADA 2016. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13994

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>