TRANSMÍDIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAS E POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE RECURSOS MIDIÁTICOS

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC
  • Silvia Santos Unoesc
  • Paulo Santos Unoesc
  • Ferreira Arnaldo Unoesc
  • Vanessa Balestrin Unoesc
  • Graciele Franco Unoesc Jba

Resumo

O resumo é resultado do projeto de pesquisa financiado pela FAPESC através da chamada pública n. 09/2015. O projeto é vinculado ao grupo de pesquisa Mídia, Comunicação e Sociedade. As questão ambientais na contemporaneidade se tornaram o centro da organização social. Alguns autores, como Giddens (2009), classificam a sociedade atual como de risco por potencializar situações de colapso social. Uma dessas situações é a crise ambiental. Essa condição ambiental, devido a sua complexidade, passa a organizar as agendas políticas de debate que tomam como princípio duas situações, a saber; a educação ambiental como forma de assegurar a saúde planetária e a necessidade de pensar e desenvolver tecnologias que assegurem o desenvolvimento sustentável.  Tomando essas questões, a pesquisa pretende produzir produtos transmidiáticos que tenham como princípio fomentar uma educação ambiental com vistas à mudança de comportamento. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória, pois assegura aproximação e o conhecimento do fenômeno estudado. Portanto, com o desenvolvimento da pesquisa, que ainda é embrionária, foi possível perceber e assegurar que as técnicas transmidiatícas de produção de conteúdo são altamente eficientes e atingem um grande número de sujeitos. Sendo assim, torna-se um importante aliado para informar e educar a população nas questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.

Silvia Santos, Unoesc

Doutoranda em Admistração Unoesc. Professora da Unoesc Jba.

Paulo Santos, Unoesc

Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Uoesc.

Ferreira Arnaldo, Unoesc

Coordenador do laboratório de Fotografia. Professor da Unoesc Jba.

Vanessa Balestrin, Unoesc

Doutoranda em Educação UFSC. Professora da Unoesc Jba.

Graciele Franco, Unoesc Jba

Aluna do curso de Publicidade e Propagnda Unoesc. Bolsista de pesquisa.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Trevisol, M. G., Santos, S., Santos, P., Arnaldo, F., Balestrin, V., & Franco, G. (2017). TRANSMÍDIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAS E POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE RECURSOS MIDIÁTICOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13871

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>