PÉ NA TRILHA - MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

Autores

  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
  • Katiane Fraporti
  • Juliana Concheski
  • Emanuel Frank
  • Patrícia Seibel

Resumo

O pé na trilha é uma atividade realizada ao ar livre, em contato com a natureza,
através de uma corrida com tarefas a serem realizadas no decorrer do percurso. O
contato com a natureza faz com que a criança aprenda brincando e usando sua
imaginação, aprimorando sua criatividade e adquirindo novas experiências para o seu
cotidiano. Atividades como esta resultam na melhora da aprendizagem dentro da sala de
aula, no ambiente escolar e fora dele como um todo. O objetivo desta atividade foi
desenvolver a cooperação entre os colegas e professores, com o propósito de melhorar
aspectos afetivos e sociais dos alunos através de atividades de lazer em contato direto
com a natureza, de modo a estimular o espírito de companheirismo, trabalho em equipe,
superação de limites, responsabilidade e ajuda mútua. Fizeram parte da atividade
aproximadamente 100 alunos com faixa etária de 11 a 15 anos, dos Municípios de São
Miguel do Oeste/SC e Paraíso/SC. O trajeto desta atividade foi traçado pelos professores
de Educação Física e direção da escola, possuindo um percurso de 3 a 4 km. Os alunos
foram divididos em 10 equipes mistas com aproximadamente 10 participantes cada
equipe, sendo que cada equipe contou com um professor para supervisionar e orientar o
percurso. Os bolsistas do PIBID acompanharam as equipes, auxiliando no percurso. A
chegada dos alunos ocorreu no campo de futebol. Neste local foi servido almoço e no
período da tarde foram desenvolvidas atividades recreativas e jogos. Esta atividade foi
muito interessante para os alunos, pois os mesmos se relacionaram com a natureza,
superaram desafios e enfrentaram seus medos e limites. Os resultados desta atividade
foram positivos, pois aos objetivos foram alcançados. A melhora das turmas foi visível,
em todos os aspectos, pois a prática de atividades de lazer junto à natureza motivou os
escolares a participarem das atividades com mais entusiasmo e consequentemente o
benefício foi muito maior. Sendo assim concluímos que através de atividades de lazer é
possível trabalhar em harmonia com o meio ambiente. Desenvolveu-se nos escolares o
espírito de cooperação, trazendo a diminuição da competitividade, aliado a uma
conscientização quanto à redução dos impactos negativos causados ao meio ambiente.
Além disso, é importante ressaltar que essa atividade foi realizada com apoio dos
bolsistas do PIBID. O programa tem contribuído de forma significativa no processo
ensino e aprendizagem, trabalhando questões ambientais e educativas.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Ribeiro, A. J. P., Fraporti, K., Concheski, J., Frank, E., & Seibel, P. (2016). PÉ NA TRILHA - MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11589

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

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