PROPOSTA INOVADORA DE ENSINO/APRENDIZAGEM COM RELEVÂNCIA AO PAPEL DO ACADÊMICO

Autores

  • Michel Carlesso Ávila Unoesc
  • Roger Pozza Breda Unoesc

Resumo

A Universidade, como espaço legítimo de aprendizagem, necessita acompanhar as transformações da ciência contemporânea, adotar e simultaneamente apoiar as exigências interdisciplinares que hoje participam da construção de novos conhecimentos. Algumas formas de ensinar hoje não se justificam mais, ou sofrem obsolescência sem que percebamos. Atualmente, aprender fazendo é uma metodologia que está em voga, na qual o estudante é o objeto central do seu desenvolvimento, de forma menos passiva. Considerando que quem ensina aprende, e quem aprende ensina, pretende-se criar um ambiente para o intercâmbio de disciplinas e interação das áreas de conhecimento da Universidade, com a participação de professores e alunos. Docentes e discentes fazem parte do processo ensino aprendizagem e ambos são sujeitos importantes na construção do saber. Este projeto visa despertar a curiosidade por aprender coisas novas, e também um aprofundamento em assuntos de interesse dos alunos que podem não ser trabalhados durante a grade do curso. A proposta busca reformular a participação dos alunos e professores numa semana acadêmica promovidas pela Universidade, como agentes de inovação, nessa os acadêmicos serão ministrantes e levarão assuntos específicos dos seus cursos para outras áreas de conhecimento, com o suporte e acompanhamento dos docentes, que podem interagir e orientar. Desta forma, as áreas das Ciências das Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas estreitarão as relações, contemplando os envolvidos com um pensamento mais crítico, criativo e menos limitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Ávila, M. C., & Breda, R. P. (2016). PROPOSTA INOVADORA DE ENSINO/APRENDIZAGEM COM RELEVÂNCIA AO PAPEL DO ACADÊMICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11504

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa