O DIAGNOSTICO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA NA GERAÇÃO DE AÇÕES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO DO NUCLEO PEIEX CHAPECÓ

Autores

  • Hilian Giacomelli Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Ricardo De Marco
  • Gilberto Pinzetta
  • Inocencia Boita Dalbosco
  • Aline Pires Alchieri

Resumo

O Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) é um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil. O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. O PEIEX oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de, posteriormente, no desenvolvimento do trabalho, apresentar soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo. A Unoesc Chapecó instituição parceira da APEX-BRASIL para o Núcleo Operacional na região de Chapecó, por meio de seus técnicos bolsistas aplica o questionário diagnóstico nas empresas participantes do programa, e por meio de suas respostas gera-se uma matriz consolidada de dados, matriz essa que o empresário recebe em forma de relatório que identifica as forças competitivas da empresa e as áreas que necessitam de aprimoramento, pois constituem ameaças à competitividade, e a partir disso são geradas ações de melhorias na gestão para o aumento da competitividade e promoção da cultura exportadora nas empresas. Por meio dos questionários já aplicados nas empresas, percebeu-se que os resultados gerados com os diagnósticos vem se mostrando acertivos, uma vez que em 100% dos casos as empresas aderiram aos planos de ação e suas melhorias em seus negócios.
Palavras-chave: Diagnóstico. Peiex. Cultura Exportadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilian Giacomelli, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Cursando MBA em Controladoria e Auditoria (FGV), Possui Pós-Graduação em Logística Empresarial (UNOESC), Pós Graduação em Gestão Financeira(UNOESC), e Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior(UNOESC). Professor convidado da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) para disciplinas de Logística Internacional, Redes de distribuição e Canais de Logística, e Professor Orientador de Trabalhos de Conclusão de Cursos. Consultor Independente.Atuando nas área de Administração, Controladoria, Custos, Suprimentos, Compras e Logística e Projetos de produtividade industrial e administrativa e otimização de processos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Giacomelli, H., De Marco, R., Pinzetta, G., Dalbosco, I. B., & Alchieri, A. P. (2016). O DIAGNOSTICO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA NA GERAÇÃO DE AÇÕES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO DO NUCLEO PEIEX CHAPECÓ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11223

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>