NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA

Autores

  • Graziela Guillande Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fernanda Cristina Ramos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Antonio Cesar Trindade Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Compreender o nível de conhecimentos dos jovens em relação a educação fiscal e a cidadania se mostra relevante a medida que estes conhecem seu papel como cidadão na sociedade, ao integrar um meio social e interagir com o mesmo. A educação fiscal busca disseminar o conhecimento como instrumento de aprimoramento e entendimento na partipação social ao passo que aborda a clareza e a transparência do investimento social realizada por nossos governantes. Nesse sentido, o estudo busca analisar o nível de conhecimento fiscal e de cidadania dos estudantes de ensino médio de duas instituições de ensino com sede na cidade de Chapecó/SC, sendo uma privada e outra pública. A pesquisa de levantamento ou survey apresenta caráter descritivo e uma abordagem quantitativa. A coleta dos dados aconteceu durante o primeiro semestre de 2016 por meio de questionário aplicado em sala de aula com os estudantes do 2º ano do ensino médio, sendo 49 da instituição particular e 17 da instituição pública. Os resultados evidenciam que na escola pública os estudantes conhecem e sabem para que serve, porém não acompanham a destinação do IPTU e IPVA (92%) e 90% conhecem mais não sabem para que serve o IPI e 96% já ouviu falar em ICMS. Nas escolas privadas, os percentuais apresentam uma distribuição mais homogênea, sendo 56% (IPTU), 54% (IPVA) e 30% (IPI) os estudantes conhecem, sabem para que serve e não acompanham a destinação. Sendo que, 50% já ouviu falar, mas não sabe para que serve o ICMS e ISS. Em linhas gerais, infere-se que na instituição pública os estudantes tem maior nível de conhecimento fiscal.

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Biografia do Autor

Graziela Guillande, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da UNOESC

Fernanda Cristina Ramos, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da UNOESC

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UNIVALI, Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Professora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Antonio Cesar Trindade, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Direito pela UNOESC, Auditor da Receita Federal e Professor dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da UNOESC

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Guillande, G., Ramos, F. C., Nascimento, S., & Trindade, A. C. (2016). NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11165

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

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