ADMINISTRACAO DE MATERIAIS E PATRIMONIO_UMA FORMA INTEGRADA NOS PROCESSOS DAS ORGANIZACOES

Autores

  • Hilian Giacomelli Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Inocencia Boita Dalbosco
  • Carla Fabiana Cazella
  • Gilberto Pinzetta
  • Sabrina Nascimento

Resumo

A Administração de Materiais e Patrimônio é algo vital para as organizações e seu aperfeiçoamento gera maior desempenho em toda a cadeia de seu negócio quando é adequadamente entendida e executada. Esta atividade tomou um novo impulso a partir do momento em que a logística se estendeu além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes. Tendo então essa visão estratégica, a Unoesc ofereceu a profissionais e acadêmicos interessados no tema um curso que buscou ajudar os alunos a compreender os conceitos dos recursos materiais e patrimoniais, avaliar as melhores formas de obtê-los e criar ferramentas e processos para geri-los de forma eficiente e eficaz. Neste contexto, o objetivo do curso foi capacitar os participantes a analisar o processo de administração de materiais e patrimônio de uma forma integrada, do conjunto de fluxos de materiais envolvidos nos processos das organizações para que estes possam compreender e analisar criticamente os problemas em seus contextos organizacionais. Como resultado a atividade mostrou que administrar materiais é uma atividade com enfoque em determinar o quê, quanto, quando, e como adquirir ao menor custo, desde o momento da previsão da necessidade até seu consumo final, que é a reposição do estoque. E que o controle dos bens patrimoniais, gera benefícios em toda a cadeia de seus negócios, e também a necessidade de que o profissional desenvolva uma postura crítica frente à realidade das organizações, e sejam capazes de aplicar os conceitos na solução de problemas ligados a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilian Giacomelli, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Cursando MBA em Controladoria e Auditoria (FGV), Possui Pós-Graduação em Logística Empresarial (UNOESC), Pós Graduação em Gestão Financeira(UNOESC), e Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior(UNOESC). Professor convidado da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) para disciplinas de Logística Internacional, Redes de distribuição e Canais de Logística, e Professor Orientador de Trabalhos de Conclusão de Cursos. Consultor Independente.Atuando nas área de Administração, Controladoria, Custos, Suprimentos, Compras e Logística e Projetos de produtividade industrial e administrativa e otimização de processos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Giacomelli, H., Dalbosco, I. B., Cazella, C. F., Pinzetta, G., & Nascimento, S. (2016). ADMINISTRACAO DE MATERIAIS E PATRIMONIO_UMA FORMA INTEGRADA NOS PROCESSOS DAS ORGANIZACOES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11047

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>