ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO DE OFICINAS DE APOIO PSICOSSOCIAL ENTRE OS USUÁRIOS DE DROGAS DE UMA UNIDADE PRISIONAL DE CHAPECÓ (BRASIL) E OUTRA DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE)

Autores

  • Fábio Augusto Lise Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Alisson Junior Cozzer Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

A falta de informação de certos grupos e de políticas voltadas à atenção a dependentes químicos no sistema prisional sugere à necessidade de medidas socioeducativas internas as penitenciárias, a fim de contribuir para uma reflexão e consequentemente preparar os indivíduos para o retorno ao meio externo. Tais premissas motivaram os Docentes da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Brasil) em parceria com profissionais da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) a desenvolverem uma intervenção Psicossocial em educação em saúde para usuários de drogas nos dois contextos, Brasileiro e Moçambicano. A coleta de dados no Brasil foi realizado durante os anos de 2014 e 2015 e possui estrutura metodológica e objetiva semelhante ao projeto que esta sendo executado no contexto de Moçambique, o que possibilitará uma análise comparativa de informações. A execução do projeto em Moçambique seguiu uma trajetória de desáfios - Mecanismos burocráticos junto ao Serviço Nacional Penitenciário para obtenção de credenciais; Organização e formação de um grupo de pesquisadores; Contato com profissionais da Cadeia Provincial de Maputo para avaliação da viabilidade do projeto e colaboração na articulação das atividades - e atualizações importantes, como a reformulação dos instrumentos de coleta de dados utilizados no Brasil. As conclusões sugerem a possibilidade de prosseguimento na execução das atividades no contexto Moçambicano uma vez que o projeto se faz viável e supre necessidades voltadas a medidas de reisenção social internas as Instituições Penitenciárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Lise, F. A., & Cozzer, A. J. (2016). ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO DE OFICINAS DE APOIO PSICOSSOCIAL ENTRE OS USUÁRIOS DE DROGAS DE UMA UNIDADE PRISIONAL DE CHAPECÓ (BRASIL) E OUTRA DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11044

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>