FLEXIBILIDADE: FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA EM ATLETAS DE KARATÊ

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Karoline Hoff
  • Gilmar Zapalalio

Resumo

Pode-se dizer, que a prática da modalidade de karatê trás inúmeros benefícios para as crianças e jovens, sempre com o devido acompanhamento de profissionais especializados. O objetivo do estágio foi de propor uma ação multidisciplinar para aumentar a capacidade de amplitude do movimento dos praticantes, e consequentemente, melhorar os déficits motores dos alunos, tornando-os aptos para a execução precisa das técnicas do karatê, bem como a aplicação correta dos exercícios, evitando assim quaisquer possíveis lesões. Para a realização dos exercícios foi utilizado apenas a academia e um tatame posto no local. Pelo fato do público alvo ser crianças que se apresentam em fase de crescimento, e a maioria iniciante no esporte, foram elaborados exercícios de baixa complexidade, atendendo ao objetivo principal, a flexibilidade (amplitude do movimento). Apliquei os exercícios visando os membros inferiores, utilizando o método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP, método 3s). As duas turmas demonstraram interesse nos exercícios propostos e obtiveram um bom entendimento do exercício, o que possibilitou um ótimo andamento das aulas. Os resultados não foram tão perceptíveis, contudo, pude notar outros resultados como a socialização e colaboração entre os alunos, o aumento da atenção e concentração, e ainda, da memória, pois a cada aula os alunos deveriam recordar todos os movimentos. Verificou-se que houve aprendizagem sobre a valência flexibilidade, bem como, a evidente experiência adquirida dentro da área, o que contribuirá muito para a minha formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zawadzki, P., Hoff, K., & Zapalalio, G. (2016). FLEXIBILIDADE: FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA EM ATLETAS DE KARATÊ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10894

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>