DESENVOLVIMENTO REGIONAL E CONSÓRCIOS PÚBLICOS

Autores

  • Eliane Salete Filippim Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)
  • Alex Rodrigues Silva Unoesc
  • Evandro Antunes Moreira Unoesc

Resumo

A gestão do desenvolvimento por meio da articulação de diversos atores presentes na sociedade pode ser útil para a resolução de problemas complexos de uma determinada comunidade regional. Se considerada a tendência para a revalorização do espaço territorial, conforme orienta a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (2012), considera-se que os consórcios públicos podem se constituir numa das alternativas para o associativismo na gestão de políticas públicas no âmbito regional. Os consórcios públicos no Brasil foram incentivados desde a Constituição de 1988, contudo, somente a partir da Lei nº 11.107/2005 e do Decreto nº 6.017, de 17 de janeiro de 2007, adquiriram força para se consolidar como estratégia de cooperação, sobretudo no âmbito intermunicipal. A efervescência de consórcios públicos, sobretudo daqueles que buscam atender à política de saúde, conduziu este estudo, no intuito de, a partir da análise de um caso específico de um Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), buscar compreender, para além das particularidades do caso, a dinâmica própria desta forma de associativismo. Assim o objetivo geral do estudo foi: Investigar a formação e a institucionalização de consórcio público. Os procedimentos metodológicos observados foram da pesquisa qualitativa, por meio do estudo do caso do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS). Como principais resultados, foi possível observar que o CIS tem alcançado os objetivos da cooperação intermunicipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Salete Filippim, Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Pós-doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV); Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC); Pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. Editora da Revista RACE.

Alex Rodrigues Silva, Unoesc

Graduando Administração

Evandro Antunes Moreira, Unoesc

Graduando Administração

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Filippim, E. S., Silva, A. R., & Moreira, E. A. (2016). DESENVOLVIMENTO REGIONAL E CONSÓRCIOS PÚBLICOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10854

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>