LUDICIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Loiri Maria Casagranda Schmitt
  • Giovana Maria Di Domenico Silva
  • Vanessa Daiane Rauber

Resumo

As práticas pedagógicas devem ser cada vez mais pensadas/elaboradas para atender as expectativas/necessidades dos educandos e, em consequência, da sociedade. Por isso, escolheu-se como temática de estágio Ludicidade e produção de texto: uma proposta multidisciplinar. Com base nisso, a realização desse trabalho se constituiu de pesquisa bibliográfica acerca da temática, organização, observação e aplicação da prática dos estágios na Educação Infantil, com crianças entre cinco e seis anos de idade; no Ensino Fundamental (quarto ano), com crianças entre oito e nove anos de idade; na Gestão Escolar, envolvendo toda a comunidade escolar; nas Disciplinas Pedagógicas do Magistério, Modalidade Normal. O objetivo foi desenvolver um estudo sobre a ludicidade, compreendendo a sua importância e a contribuição nas produções textuais (orais e escritas). Com base nesse estudo, elaboraram-se os objetivos de docência que consistiram, na Educação Infantil, em sensibilizar as crianças para a beleza e os encantos da primavera, expressando criatividade, fantasia, curiosidade, motivados pela leitura e reconto de histórias (produção oral). No Ensino Fundamental, objetivou-se sensibilizar as crianças para o encantamento da leitura e da escrita, com base nas histórias e personagens de Monteiro Lobato. No estágio de Gestão Escolar, oportunizou-se momentos de interação e distração para a família, na escola, para que sentissem que o ambiente escolar é acolhedor, dinâmico e motivador. Finalmente, no estágio das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Modalidade Normal, sensibilizou-se os educandos para os encantamentos e possibilidades de leitura/escrita, despertando a imaginação e a fantasia. Os estágios proporcionaram, pois, momentos de muito aprendizado, durante a sua realização e, também, após serem aplicados, fazendo-se uma reflexão. Conseguiu-se compreender que os desafios estão presentes, porém existem infinitas possibilidades de se trabalhar a produção de textos orais e escritos com a criança, de forma lúdica, explorando a realidade e produzindo conhecimento de maneira prazerosa.

Palavras-chave: Ludicidade. Leitura. Produção textual. Crianças. Estágio.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Casagranda Schmitt, L. M., Di Domenico Silva, G. M., & Rauber, V. D. (2015). LUDICIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8493

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino