PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: CONSIDERANDO A INFÂNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Dilva Bertoldi Benvenutti
  • Ivonete Lunelli Klauck
  • Giovana Maria Di Domenico Silva

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID), por meio do subprojeto Pedagogia, desenvolvido nos Campi de São Miguel do Oeste e Maravilha, traz como centralidade de sua proposta o desafio de trabalhar com práticas pedagógicas inclusivas que considerem a infância no processo de alfabetização e letramento. Essa proposta insere as acadêmicas do Curso de Pedagogia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental em quatro escolas de São Miguel do Oeste e quatro escolas de Maravilha. Nessa ação, as acadêmicas pibidianas auxiliam no processo de alfabetização e letramento, respeitando a singularidade de cada criança e o tempo de infância. Esse programa tem mostrado sua importância na formação inicial das acadêmicas do Curso de Pedagogia e na ascensão dos processos de aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Entende-se que as práticas em educação demandam aperfeiçoamento constante, em um processo de reflexão das ações e teorias que orientam o trabalho docente. É dessa perspectiva que o trabalho do PIBID de desenvolve. O PIBID, subprojeto Pedagogia, vem construindo teias, envolvendo professores da educação básica, acadêmicos dos Cursos de Pedagogia e docentes das IES em prol de uma educação criativa, inovadora e prazerosa, que encanta as crianças/alunos para o mundo da aprendizagem e da descoberta. Caracteriza-se, ainda, como uma oportunidade de refletir sobre as experiências do cotidiano escolar, favorecendo a formação de professores vinculada à aprendizagem das crianças. Pode-se afirmar que o Subprojeto Pedagogia se constitui como oportunidade ímpar na formação inicial e continuada de professores, contribuindo de forma significativa com a implantação de uma nova cultura escolar. Além disso, favorece a organização de espaços e tempos escolares, em que a infância pode ser vivida em sua plenitude e as crianças/alunos têm experiências significativas, prazerosas e eficazes no seu processo de alfabetização e letramento.

Palavras-chave: Alfabetização e letramento. Práticas pedagógicas inclusivas. Infância. Crianças/alunos. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Bertoldi Benvenutti, D., Lunelli Klauck, I., & Di Domenico Silva, G. M. (2015). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: CONSIDERANDO A INFÂNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8420

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>