A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

Autores

  • Raquel Terezinha Sampaio UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Elenita Baretta
  • Aline Vanuza de Souza Antunes UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Débora Caroline Mangolt UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Glecia da Silva UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Leocádia Dorigon Ramos UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Roseli de Azeredo UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Resumo

Os jogos pedagógicos promovem o desenvolvimento de habilidades pontuais dos alunos; ao utilizá-los em sala de aula, é possível aprimorar o intelectual dos alunos, bem como estimular seu raciocínio lógico, memória, capacidade de concentração e observação, além de serem excelentes recursos didáticos para utilizar em salas de aula, facilitando o aprendizado e promovendo o desenvolvimento e a evolução dos alunos. O objetivo neste trabalho foi apresentar a importância da utilização dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem como instrumentos motivadores, servindo de apoio para a aproximação da realidade e tornando os conteúdos mais atrativos. Os jogos pedagógicos são poderosos recursos, pois estimulam e aprimoram a coordenação motora e a criatividade, especialmente brinquedos com peças para montar, fazendo com que os alunos coloquem em prática o conhecimento recém adquirido. Esses jogos e as brincadeiras são tão importantes na vida de uma criança que merecem atenção dos pais e educadores, pois são a forma pura de se expressar, é um direito de toda criança. A convivência de forma lúdica e prazerosa com a aprendizagem proporciona à criança estabelecer relações cognitivas com as experiências vivenciadas, bem como relacioná-las às demais produções culturais e simbólicas, conforme procedimentos metodológicos compatíveis a essa prática. Por meio do jogo, é possível promover a aprendizagem, e o desenvolvimento passa a ser considerado importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações lúdicas pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem veiculados na escola; o jogo necessita da participação ativa por parte de quem joga, permitindo que a criança construa, dirija e viva experiências, envolvendo o sensorial, a percepção, o afeto, a coordenação motora, o pensamento e a imaginação. Compreendeu-se a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico, da brincadeira e principalmente do aprendizado, enfocando a necessidade de alguns cuidados que devem ser tomados ao levar um jogo em sala de aula e ressaltando a importância da colocação de regras e pontuações. Os jogos devem ser utilizados como ferramentas de apoio ao ensino e esse tipo de prática pedagógica conduz o estudante à exploração de sua criatividade, dando condições de melhora de conduta no processo de ensino e aprendizagem, além da melhoria na sua autoestima. Dessa forma, pode-se concluir que o indivíduo criativo constitui um elemento importante para a construção de uma sociedade melhor, pois se torna capaz de fazer descobertas, inventar e, consequentemente, provocar mudanças.

Palavras-chaves: Jogos pedagógicos. Aprendizagem. Socialização de experiências.

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Biografia do Autor

Raquel Terezinha Sampaio, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Professora das Licenciaturas Área das Ciências Humanas e Sociais

Aline Vanuza de Souza Antunes, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

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Débora Caroline Mangolt, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

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Glecia da Silva, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

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Leocádia Dorigon Ramos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

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Roseli de Azeredo, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Sampaio, R. T., Baretta, E., de Souza Antunes, A. V., Mangolt, D. C., da Silva, G., Dorigon Ramos, L., & de Azeredo, R. (2015). A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8408

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão