AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Izoldi Klein Pinheiro
  • Dilva Bertoldi Benvenutti
  • Michele Sandres

Resumo

O uso das tecnologias no contexto da educação está se ampliando cada dia mais, não é de hoje que pesquisadores vêm estudando e discutindo o assunto. Tecnologias educacionais são meios de comunicação, informação, expressão e conhecimento, portanto, educadores devem considerá-los como mecanismos e estratégias pedagógicas. As tecnologias passaram a ser inseridas no cotidiano da vida das pessoas e, sobretudo, no ambiente escolar; todavia, faz-se necessário investigar até que ponto a utilização das tecnologias contribui para o processo de aprendizagem de forma significativa. Entretanto, neste estudo discute-se a importância das tecnologias na educação em escolas de Educação Infantil e Séries Iniciais, como fontes de transformação no processo de ensino-aprendizagem. Abordam-se aspectos referente ao papel do educador e do educando no processo de inserção das tecnologias no contexto da educação. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo teórico e prático com pesquisa bibliográfica e empírica. Nos resultados foi possível constatar a importância das tecnologias como ferramentas pedagógicas em sala de aula, pois atraem a atenção dos alunos e se utilizadas e exploradas de forma produtiva e construtiva, é possível alcançar inúmeras vantagens, gerando uma aprendizagem significativa. Todavia, para possibilitar o trabalho eficaz, faz-se necessária infraestrutura física no que se refere aos equipamentos e acesso à rede, e um educador com formação para atuar nessa nova realidade, com  postura aberta às novas aprendizagens.

Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Conhecimento.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Klein Pinheiro, I., Bertoldi Benvenutti, D., & Sandres, M. (2015). AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8404

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino