UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: MOBILIZADOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Raquel Terezinha Sampaio UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Fernanda Garcia Aromi UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Jéssica Canani UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Kelly Paloma dos Santos UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Marcela Luciana Pereira UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Scheile da Costa Rietta UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Resumo

O objetivo neste artigo foi apresentar alguns apontamentos e reflexões que resultam de uma pesquisa qualitativa sobre a formação de professores que atuam no ensino fundamental: anos iniciais, na perspectiva de aprendizados em sala de aula voltada à sua formação. Objetivou-se investigar e compreender a efetividade das atividades universitárias de ensino e pesquisa no sentido de promover o fortalecimento das interações entre as instituições conveniadas com o Programa de Incentivo à Docência (PIBID) e a Unoesc, bem como analisar a concepção da relação teoria, prática e formação de professores do PIBID nas licenciaturas de modo específico do Curso de Pedagogia ao qual o subprojeto é vinculado. Trata-se do pressuposto de que esse programa governamental traduz certa compreensão da relação entre teoria e prática, na qual a prática é vista como elemento articulador, na medida em que é concebida como local de formação de professores e produção de conhecimentos que vêm contribuir com a qualidade do ensino nas escolas públicas conveniadas. Na formação inicial das futuras pedagogas, o programa PIBID configura-se como um relevante diferencial, pois estar em contato direto com a realidade da escola pública e vivenciar diversos momentos com criticidade é uma aprendizagem que contribui significativamente para a formação de profissionais para atuarem na educação básica.

Palavras-chave: Universidade. Formação de Professores. PIBID. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Terezinha Sampaio, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Professora das Licenciaturas Área das Ciências Humanas e Sociais

Fernanda Garcia Aromi, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência -ID

Jéssica Canani, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência -ID

Kelly Paloma dos Santos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência -ID

Marcela Luciana Pereira, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência -ID

Scheile da Costa Rietta, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência -ID

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Sampaio, R. T., Garcia Aromi, F., Canani, J., dos Santos, K. P., Pereira, M. L., & da Costa Rietta, S. (2015). UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: MOBILIZADOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8397

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)