ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A REALIZAÇÃO DE SIMULADOS PREPARATÓRIOS PARA AVALIAÇÕES EXTERNAS

Autores

  • Daiane Pavan Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Celso Paulo Costa Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Inocencia Boita Dalbosco Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

Busca-se conscientizar os acadêmicos sobre o sentido de pertencerem a uma IES conceituada no mercado e estarem preparados para os desafios das avaliações externas. Visando à adaptação às novas formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior (IESs) têm buscado estratégias de auferir e potencializar a preparação dos acadêmicos para as avaliações externas, a exemplo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), concursos públicos, provas da OAB e exames de suficiência dos órgãos de classe. Nesse sentido, a Unoesc Chapecó implantou em 2013/2 a realização semestral de simulados, sendo estes compostos por 40 questões, elaboradas pela Assessoria Pedagógica e pelo Corpo Docente do curso, envolvendo questões de atualidades e conhecimentos das disciplinas já cursadas pelos acadêmicos, que permitem aferir o desempenho de aprendizagem com aqueles discentes que já tenham concluído 50% da formação. Com o resultado dos simulados, buscou conscientizar os acadêmicos sobre o sentido de pertencerem a uma IES conceituada no mercado e estarem preparados para os desafios das avaliações externas, assim como apresentou lacunas da formação acadêmica a partir das quais são adotadas ações no intento de melhorar o processo de ensino e aprendizagem e consequentemente o desempenho de cada curso. Após a correção da avaliação, foram realizadas a divulgação do gabarito e a explanação das questões com os acadêmicos em formato de revisão. Como forma de reconhecimento aos acadêmicos com melhor desempenho nos simulados no ano, foi realizado um evento com certificação e premiação simbólica aos três estudantes com melhor desempenho em cada curso e ao estudante com melhor desempenho institucional. A adesão ao simulado é voluntária; houve um aumento gradativo nas participações que já ultrapassou 90% dos estudantes aptos a realizarem o simulado.

Palavras-chave: Estratégia. Ensino e aprendizagem. Simulados.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Pavan, D., Costa, C. P., & Boita Dalbosco, I. (2015). ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A REALIZAÇÃO DE SIMULADOS PREPARATÓRIOS PARA AVALIAÇÕES EXTERNAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8303

Edição

Seção

Chapecó - Ensino