PLANTÃO PSICOLÓGICO – UM PROJETO CONSOLIDADO

Autores

  • Fernanda da Cruz Bertan Unoesc Campus de Chapecó
  • Francine Cristine Garghetti

Resumo

O Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento psicológico realizado em um ou mais encontros sem duração pré-determinada, objetivando receber qualquer pessoa no momento exato de sua necessidade para ajudá-la a compreender melhor sua emergência, e se necessário, encaminhá-la para outros serviços. Este serviço auxilia no reconhecimento de problemas e conflitos ainda não identificados, proporciona apoio, orientação e esclarecimento de natureza didática, além de ser uma oportunidade de desmitificação do papel do psicólogo. O projeto Plantão Psicológico foi implantado na Unoesc Campus de Chapecó em setembro de 2012, e em sua primeira proposta, caracterizou-se pelo atendimento da comunidade em uma única sessão, sendo possível realizar encaminhamento, quando necessário, ao Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do Curso de Psicologia. Para participação no projeto, foi exigido que os alunos plantonistas estivessem cursando disciplinas de Psicologia Clínica e/ou Técnicas Psicoterápicas, nas quais foram realizadas as supervisões dos casos e orientações. Em razão da restrição de estrutura física do SAP na época, ainda em implantação, foram propostas três situações para a realização da atividade: hospital, escolas e Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unoesc. Os usuários eram atendidos pelo plantonista do dia, não se priorizando o vínculo, mas a urgência ou emergência do atendimento. A avaliação dessa primeira proposta resultou na segunda proposta do Plantão Psicológico, na qual se definiu apenas o SAP para a realização da atividade. Em relação aos acadêmicos, mantiveram-se os critérios de ter cursado ou estar cursando a disciplina de Técnicas Psicoterápicas, além de participar das supervisões semanais para orientação dos casos atendidos. Ao final de 2013, após reavaliação das atividades, manteve-se a atividade somente no SAP, que passou para nova sede, com maior estrutura física, o que permitiu a ampliação do Plantão Psicológico. Desde o início de 2014, foram instituídos dois períodos fixos na semana para o funcionamento do Plantão, uma manhã e uma tarde, demonstrando, em 2015, já estar consolidado. A procura pelo serviço de urgência e emergência apresentou aumento significativo neste último ano e o projeto auxiliou no reconhecimento do SAP como referência no atendimento psicológico comunitário no município. As primeiras demandas, quando comparadas às atuais, passaram de leves para moderadas à graves. Os atendimentos do último ano atenderam aos objetivos do Plantão Psicológico, urgência e emergência, apresentando como principal característica casos relacionados à depressão moderada e grave, com situações envolvendo risco de suicídio, similar ao ano anterior. Houve aumento de encaminhamentos escolares, principalmente para processo de avaliação psicológica e de segundo professor. Dessa forma, o projeto de Plantão Psicológico mantém-se como porta de entrada para os atendimentos clínicos e organização das demandas do SAP.

Palavras-chave: Plantão psicológico. Relato de experiência. Psicologia. Urgência. Emergência.

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Biografia do Autor

Fernanda da Cruz Bertan, Unoesc Campus de Chapecó

Curso de Psicologia

Área das Cirências da Vida

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

da Cruz Bertan, F., & Garghetti, F. C. (2015). PLANTÃO PSICOLÓGICO – UM PROJETO CONSOLIDADO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8263

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

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