CONTABILIDADE AMBIENTAL: APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA EM UMA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL

Autores

  • Reginaldo Aparecido de Oliveira UNOESC
  • Ardinete Rover
  • Fernanda Carla Leite dos Santos Alves

Resumo

Neste estudo, analisou-se de que forma o setor de celulose e papel se utiliza das questões relacionadas à contabilidade ambiental. O objetivo com a pesquisa foi avaliar a aplicação e a importância da contabilidade ambiental em uma indústria de celulose e papel. Examinaram-se informações sobre ativos e passivos ambientais da empresa publicadas ao longo dos últimos seis anos, para que se pudesse responder ao problema proposto no presente estudo. As análises apontam que a companhia registra em relatórios seus ativos e passivos ambientais, os investimentos com proteção ambiental e o tratamento de emissões e de remediações, e que ela relata investir em tecnologias limpas. A companhia apresenta adequadamente a posição patrimonial e financeira e segue as normais internacionais do relatório financeiro (IRFS);  também divulga seus relatórios de sustentabilidade de acordo com as diretrizes do GRI. Constatou-se, por meio dos relatórios da administração e notas explicativas, que a empresa analisada mensura o valor justo dos seus ativos biológicos periodicamente, como determina o CPC 29. Os resultados evidenciam que a companhia analisada faz uso da contabilidade ambiental, o que beneficia a sociedade na qual está inserida, impactando de forma positiva nos resultados da organização.

Palavras-chave: Contabilidade ambiental. Ativo ambiental. Passivo ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido de Oliveira, UNOESC

Professor da Area de Ciências da Humanidades, Formação em Administração e Ciências Contábeis. Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Custo, Engenharia de Produção. Mestrando Ciências Contábeis - Controladoria e Finanças.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, R. A., Rover, A., & Leite dos Santos Alves, F. C. (2015). CONTABILIDADE AMBIENTAL: APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA EM UMA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8255

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>