ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ATENDIDOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)

Autores

  • Aghata Konrad da Roza
  • Thais Volpato UNOESC
  • Ana Letícia Vargas Barcelos UNOESC

Resumo

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) prestam atendimento a indivíduos com transtornos mentais, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo atendimentos de reabilitação psicossocial, cuidados clínicos e de manutenção e/ou melhora na qualidade de vida. Uma alimentação balanceada está intimamente relacionada a esse critério. Para verificar a aceitação de alimentos, o teste de aceitabilidade é um instrumento fundamental, pois sua execução é fácil e permite uma verificação da preferência média dos alimentos oferecidos. Objetivou-se, com este trabalho, elaborar cardápios como estratégia para a prevenção de distúrbios decorrentes do consumo inadequado de alimentos em pacientes atendidos em um CAPS. A pesquisa constituiu-se em um estudo de natureza aplicada e de cunho quantitativo, da qual participaram pacientes do CAPS de Videira, SC. A pesquisa encontra-se em andamento, para a qual são elaborados cardápios e fichas técnicas de preparo. Como resultado parcial, o teste de aceitabilidade (escala hedônica) – 12 cardápios e 8 preparações inseridas nos cardápios – apresentou a maioria das respostas “gostei” (equivalente à segunda nota mais alta) e “adorei” (equivalente à nota mais alta da ficha). Espera-se que, ao final deste estudo, haja promoção de hábitos alimentares saudáveis a esse público.

Palavras-chave: Cardápio. Alimentos. Aceitabilidade.

Biografia do Autor

Thais Volpato, UNOESC

Acadêmica do Curso de Nutrição - UNOESC/Videira - Iniciação Científica

Área Ciências da Vida

Ana Letícia Vargas Barcelos, UNOESC

Docente do Curso de Nutrição - UNOESC/Videira

Área Ciências da Vida

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Konrad da Roza, A., Volpato, T., & Vargas Barcelos, A. L. (2015). ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ATENDIDOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8240

Edição

Seção

Videira - Pesquisa