DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS, COORDENADORES E ARTICULADORES NDEs DA ACH

Autores

  • Ardinete Rover Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Augusto Fischer Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Regina Oneda Mello Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Emanuel Fernando Meneghini Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Resumo

O desenvolvimento sustentável é um dos movimentos sociais mais importantes desse início de século. Sinônimo de competitividade, visa transformar o ato de consumir em um ato de cidadania, visto que está associado às consequências sociais, econômicas e ambientais do consumo. Neste estudo objetivou-se conhecer qual é a percepção e o entendimento dos alunos e dos coordenadores de curso e professores articuladores dos NDEs da Área das Ciências das Humanidades (ACH) da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Joaçaba em relação ao consumo consciente sustentável. Este estudo caracteriza-se como pesquisa de campo, complementada com os procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Os dados primários foram coleta­dos por meio de entrevista semiestruturada. Os alunos foram entrevistados por intermédio da ferramenta Google Drive e aos coordenadores foi aplicado o questionamento presencialmente nas dependências da Unoesc. Para o tratamento e a análise dos dados, utilizaram-se os recursos computacionais como o software Excel. Ao final desta pesquisa exploratória, percebeu-se que a maio­ria das respostas dos alunos e coordenadores apresenta uma visão otimista entre a relação do consumo consciente e o comportamento do consumidor, posicionando-se positivamente quanto à necessidade de adotar uma série de medidas para incentivar o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Consumo consciente. Comportamento do consumidor.

Biografia do Autor

Ardinete Rover, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Especializações em Contabilidade Gerencial e Finanças, Administração de Recursos Humanos pela Unoesc - Campus de Joaçaba. Mestrado em Administração pela UFSC. Professora da Unoesc.

Augusto Fischer, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutor em Administração pela USP, Docente e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Regina Oneda Mello, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Emanuel Fernando Meneghini, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Aluno do Curso de Ciências Contábeis Unoesc Joaçaba

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Rover, A., Fischer, A., Mello, R. O., & Meneghini, E. F. (2015). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS, COORDENADORES E ARTICULADORES NDEs DA ACH. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8172

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa