MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA EMPREENDER DA ACIAF

Autores

  • Luiz Felipe Torcatto Zanella UNOESC
  • Fernanda Debortoli Raldi

Resumo

O asssociativismo empresarial tem se difundido muito entre as empresas – principalmente entre as micro e pequenas –, pelo fato de proporcionar maiores oportunidades de crescimento sustentável por meio do cooperativismo. Visando entender os benefícios desse fenômeno, o presente trabalho é uma pesquisa desenvolvida com o intuito de identificar se as mudanças organizacionais incentivadas pela participação no Programa Empreender da ACIAF poderiam trazer melhorias no desempenho das empresas participantes. O objetivo com esta pesquisa foi desenvolver um modelo de avaliação sistemática que pudesse ser aplicado ao Programa Empreender para avaliar quais foram as mudanças promovidas nas empresas nucleadas por meio do associativismo e qual o nível de desenvolvimento/desempenho destas após a inserção nos núcleos. A pesquisa foi elaborada mediante levantamento de dados, em que foram realizadas pesquisas de campo por meio da elaboração e aplicação de questionário em sete núcleos empresariais (totalizando 55 empresas), todos criados há um ano ou mais, correspondendo, portanto, a uma pesquisa quantitativa. O método geral utilizado na pesquisa foi o indutivo e o específico foi estatístico, a fim de transformar os dados obtidos em representações simples e de fácil compreensão. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi descritiva. Os resultados obtidos mostraram, em sua maioria, que as empresas se sentem relativamente satisfeitas com o seu desempenho após a inserção no núcleo, porém, avaliaram que algumas formas de associativismo promovidas entre as empresas nucleadas necessitam ser repensadas, visto que elas refletem diretamente nas mudanças organizacionais.

Palavras-chave: Associativismo. Mudanças organizacionais. Desempenho. Programa Empreender.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Torcatto Zanella, UNOESC

Mestrando em Administração pela UFSC (2013), Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Possui formação para o magistério superior em Administração. Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina) e atuante como Representante junto à UNOESC para a cidade de Fraiburgo. Consultor empresarial (financeiro e planejamento). Trabalha como professor universitário, Coordenador Adjunto do Curso de Administração da UNOESC Videira.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Torcatto Zanella, L. F., & Debortoli Raldi, F. (2015). MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA EMPREENDER DA ACIAF. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8118

Edição

Seção

Videira - Ensino