ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE PILOTO PARA RECUPERAÇÃO DE SUBPRODUTOS DA INDÚSTRIA DE SUCO DE UVAS

Autores

  • Maria Rita Chaves Nogueira Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0702-4104
  • Alessandra Sovrani Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Flavia Perosa Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

As indústrias alimentícias brasileiras produzem muitos resíduos com alto valor agregado, trazendo benefícios para a indústria, o homem e o meio ambiente. Muitos frutos comestíveis são processados industrialmente, os quais possuem resíduos sólidos de alto valor agregado. Os resíduos sólidos da uva processada industrialmente e que possuem interesse econômico são o engaço, o bagaço, as sementes, o material filtrado dos líquidos e outros. As sementes podem ser utilizadas para a produção de óleo, o qual pode ser extraído a partir de métodos como prensagem a frio, extração supercrítica e extração via Soxhlet. O método mais antigo de extração de óleo consiste na aplicação da pressão ou na prensagem mecânica. Prensagem a frio é um método de extração de óleo que não envolve calor ou tratamento químico; é um método rápido, fácil e de baixo custo para a obtenção de óleos. A extração supercrítica trata-se de um processo limpo, no qual se coloca uma matriz vegetal sob alta pressão, utilizando como solvente os fluidos supercríticos. É um processo que possui várias vantagens do ponto de vista do meio ambiente e da saúde humana porque não deixa resíduos de substâncias tóxicas nos produtos ou na matriz vegetal original. A extração via Soxhlet é bastante utilizada em análises vegetais, o processo consiste no tratamento sucessivo da amostra imersa em um solvente, graças à sifonagem e subsequente condensação do solvente aquecido. A principal vantagem dessa técnica é ser um método contínuo, que não requer muita manipulação e é muito efetivo em termos de rendimento de extração. Os diferentes processos de extração influenciam fortemente no rendimento e na composição dos óleos essenciais, e a definição do método adequado depende de vários fatores, como a concentração de óleo essencial, o local onde ele se encontra na semente e a condição em que a planta é processada. Os diversos tipos de extração apresentam vantagens particulares: a extração por prensagem se destaca pelo baixo custo; a extração por Soxhlet consegue extrair mais facilmente o óleo, porém, deixa resíduos do solvente; e a extração supercrítica tem a vantagem de extrair o óleo, o qual, ao final do processo, é retirado totalmente da amostra.

Palavras-chaves: Extração. Semente de uva. Resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Chaves Nogueira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Atualmente é coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos e do curso de Biotecnologia Industrial da Universidade do Oeste de Santa Catarina e faz parte do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Biotecnologia Industrial, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da mesma instituição. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) com período sanduíche na Rice University (EUA). Tem experiência na área de processos oxidativos avançados, cinética química, tratamento catalítico de compostos orgânicos e reações heterogêneas.

Alessandra Sovrani, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda do curso de Engenharia Química. Atua em projeto de iniciação científica na área de Ciência e Tecnologia de Produtos Naturais.

Flavia Perosa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda do curso de Engenharia Química. Atua em projeto de iniciação científica na área de Ciência e Tecnologia de Produtos Naturais.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Chaves Nogueira, M. R., Sovrani, A., & Perosa, F. (2015). ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE PILOTO PARA RECUPERAÇÃO DE SUBPRODUTOS DA INDÚSTRIA DE SUCO DE UVAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8116

Edição

Seção

Videira - Pesquisa