O QUESTIONAMENTO SOBRE A DIVISÃO ENTRE A LICENCIATURA E O BACHARELADO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: QUE DIFERENÇA É ESSA?

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Jaisson Bordignon
  • William Moreira Costa

Resumo

 

Neste estudo, teve-se como objetivo discutir o questionamento sobre a divisão entre a Licenciatura e o Bacharelado no Curso de Educação Física, Campus de Videira, procurando descobrir os reflexos dessa divisão desde a sala de aula até o ambiente de trabalho no qual o futuro graduado irá se apresentar. O estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo e os sujeitos participantes foram 47 acadêmicos do Curso de Educação Física de Videira, SC, no qual 28 se apresentam matriculados na habilitação de Licenciatura, 13 na habilitação de Bacharelado e 6 graduados em Licenciatura, que estão buscando a graduação continuada em Bacharelado. Foi utilizado um questionário com perguntas fechadas e uma aberta. Verifica-se nos resultados que aos olhares da maioria dos acadêmicos, independente de sua habilitação, a divisão ainda não apresenta uma eficácia significativa direta no Curso, sendo ainda vista com bons olhos a antiga Licenciatura plena, a qual, se ainda oferecida, apresentaria grande interesse de ingresso pelos acadêmicos entrevistados. É também relatado que os acadêmicos da habilitação em Bacharelado são os que apresentam mais aceitação à divisão, porque hoje é a área mais abrangente, com um giro maior de capital e serviços. Na relação entre a carga horária, o Curso apresenta uma diferença de 735 CH entre os cursos, o que, mediante respostas dos acadêmicos, demonstra que a diferença se apresentava um pouco diferente, aproximando, assim, as vertentes de ambas as habilitações. Conclui-se que ambas as habilitações começam a agregar diferenças em cada graduação, pelo grande leque que vem sendo adicionado ao educador físico, mas para os acadêmicos, essa diferença ainda não se apresenta totalmente real, fato que pode se apresentar diferente com próximos estudos sobre a área.

Palavras-chave: Educação Física. Licenciatura. Bacharelado. 

 

Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Coordenadora do curso de Educação Especial, Professora do Curso de Educação Física da área das Ciências da Vida e do curso de Pedagogia e Educação Especial da área de Ciências da Humanidade.

 

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Zago, E. A., Bordignon, J., & Moreira Costa, W. (2015). O QUESTIONAMENTO SOBRE A DIVISÃO ENTRE A LICENCIATURA E O BACHARELADO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: QUE DIFERENÇA É ESSA?. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8107

Edição

Seção

Videira - Ensino