O BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rodrigo Leite
  • Edina Paula Colella

Resumo

O bullying (assédio moral) não é mais uma novidade, mas um problema visível no ambiente escolar. A prática do bullying tornou-se rotineira nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores quanto das vítimas. Cada vez mais torna-se necessário que sejam promovidas medidas de reflexão sobre essas questões, na tentativa de evitar essa prática nas escolas, a qual geralmente se configura em apelidos ofensivos a alguém. Fisicamente não fere, mas deixa marcas para o resto da vida do ofendido. Diante desses fatores, vê-se a necessidade de intervenções que possibilitem aos professores tomarem atitudes educativas diante de determinadas situações ocorridas em aulas de Educação Física. Assim, com este estudo, pretendeu-se diagnosticar os principais casos de bullying existentes na escola, colaborando com vivências educativas que erradiquem essa prática agressiva do contexto escolar. Os sujeitos participantes deste estudo são 100 alunos das turmas do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Antonio Morandini, do Município de Chapecó, SC, atendidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Subprojeto do Curso de Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Como instrumento, utilizou-se um questionário e o diário de campo do acadêmico bolsista. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Conclui-se que o bullying deve ser apresentado, discutido, refletido e conscientizado como um problema social, para que juntas, escola e comunidade, possam aboli-lo de seu contexto.

Palavras-chave: Bullying. Escolares. Intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., Leite, R., & Colella, E. P. (2015). O BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8087

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>